terça-feira, 1 de março de 2011

Sopas Fritas ou Rabanadas (no continente)





Não tarda o Carnaval à porta e, de repente, deu-me o desejo de comer sopas fritas. Aproveitei a visita da minha mãe para me lembrar como se põe em prática esta simples receita tradicional. Para não pôr o pão fora … ou dou aos pássaros da rua ou fica aqui a receita - tradição da época festiva que se avizinha.









Ingredientes

Pão duro
Açúcar
Canela
Leite
Ovos

Preparação

Cortam-se os papos-secos ao meio e retira-se um pouco das laterais exteriores para mais facilmente absorverem o leite e o ovo. Colocar num prato fundo ou qualquer outro recipiente alguma quantidade de leite quente e noutro prato 2 ou 3 ovos batidos (consoante a quantidade de pão que tiver para fritar). Num outro recipiente ou taça colocar o açúcar misturado com canela para depois salpicar o pão após a fritura. O processo que se segue deverá ser rápido para o pão não se desfazer no leite: molhar o pão no leite e depois no ovo e colocá-lo imediatamente na frigideira já com o óleo quente. A fritura também é rápida, portanto atenção para não queimar as “sopas”. O lume deverá estar acima do brando. Depois… é só papar!!!

BOM CARNAVAL   PMT

3 comentários:

Cookie Cutxi disse...

Por coimbra xama-se fatias paridas! eheh cada terra sua tradiçao..eheh beijolas

Susana disse...

Ficaram mesmo convidativas essas sopas fritas ia agora mesmo uma quentinha!

Beijinhos

Unknown disse...

Querida! Que belas sopinhas fritas! Acabei de preparar uma aula e "consolava-me" com uma. Ainda bem que tens andado a manter o blogue ativo. Eu tenho andado cheia de trabalho. Vou aproveitar a pausa do Carnaval para experimentar umas comidinhas novas. Beijinhos