sexta-feira, 4 de março de 2011

Bolo de Laranja da Minha Tia (mas este não é dela, ihihihihih)

Ingredientes
250g de açúcar + o açúcar para a calda (meio copo de açúcar).
375g de farinha
125g manteiga
4 Ovos
1 Colher de sobremesa  de fermento Royal
 3 Laranjas da Baía
1 Pitada de sal

Preparação
Bate-se muito bem o açúcar com a manteiga; depois de bem batido, junta-se as gemas uma a uma e batendo sempre entre cada adição; coloca-se a casca raspada de duas laranjas e envolve-se novamente. Vai-se juntando a farinha aos poucos, já com o fermento.
À parte, batem-se as claras em castelo e envolvem-se na massa com uma colher de pau para tornar o preparado mais fofo; se a mesma estiver muito espessa, junta-se um pouco de leite, mas batendo novamente. Vai a forno médio (190º). À parte, coloca-se numa pequena panela um copo de água juntamente com meio copo de açúcar, vai ao fogo aproximadamente 5 minutos até fazer uma calda leve, à qual se junta o sumo das 3 laranjas. Não deve ferver mais do que 1 minuto. Depois do bolo estar pronto e ainda dentro da forma, é todo espetado com um palito e vai-se deitando a calda da laranja aos poucos para o bolo a absorver. Por fim e já com o forno desligado, mas ainda quente, coloca-se o bolo lá dentro (do forno) e só depois de frio é que é desenformado.
Receita adaptada, in Cozinha Regional dos Açores, de Barbinha Pereira. P. Europa-América.
PS: ao colocar a calda no bolo (dentro da forma) achei que era mesmo demasiado, por isso não pus a calda toda, mas devia tê-lo feito porque ficaria totalmente humedecido. Mesmo assim, está muito, muito saboroso e fofo.
PMT

1 comentário:

Unknown disse...

Os meninos andam muito gulosos por esses lados. Lol beijinhos e bom Carnaval.