quinta-feira, 10 de março de 2011

Lasanha

Esta lasanha não tem nada de especial. Refoga-se a carne à nossa maneira e monta-se rapidamente com massa fresca da marca Continente. A vantagem é que este recheio pode ser feito de véspera e, no próprio dia, é que se adicionam as natas, imediatamente antes de a armar.
Então, aqui vai...

Ingredientes (para 6 a 8 pax)
1,2 Kg de carne de vaca picada
meia linguiça picada (do Talho Garcia, no Mercado Duque de Bragança)
1 lata de cogumelos laminados picadinhos
1 lata de tomate pelado picadinho (juntamente com a calda)
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
azeite qb
sal a gosto
massa malagueta a gosto
polpa de tomate a gosto
1 caixa ou frasco de natas
1 embalagem de massa fresca de lasanha (da marca Continente)
1 saco de queijo ralado (eu uso o 3 queijos da marca Continente)

Ingredientes para o Béchamel:
3 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
1 litro de leite
pimenta branca moída no momemto, qb
sal fino, qb
noz moscada em pó, qb

Começa-se por fazer o refogado com o azeite, os dentes de alho e a cebola picados. Depois de lourinhos, adiciona-se a carne e a linguiça (devidamente moídas no talho) e envolve-se tudo muito bem. Tapa-se para deixar cozinhar um pouco enquanto se picam os cogumelos e o tomate para uma taça . Adicionam-se estes ingredientes aos restantes que estão na panela e mexe-se bem. Acrescentam-se os restantes temperos, mexe-se e deixa-se cozinhar tapado e em lume brando até que o molho desapareça quase por completo. É nessa altura que adiciono as natas (eu utilizo o substituto às natas da marca Continente - um frasquinho branco e verde), envolvo tudo muito bem e deixo apurar bem.
Entretanto faço o Béchamel. Coloco num recipiente alto (normalmente o fervedor do meu trem de cozinha) a farinha e dissolvo-a lentamente no leite. Adiciono a manteiga e os temperos e vai ao lume até levantar fervura e engrossar um bocadinho. O segredo é mexer regularmente com uma vara de cozinha (aquela com que antigamente batíamos nas claras em castelo) para que não se formem grumos.
Depois de pronto, rega-se u fundo do pirez com um pouco de molho, dispõe-se algumas placas de massa, uma camada de recheio, novamente placas de massa, béchamel, recheio, placas de massa e béchamél. Polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno gratinar.
Acompanhem com uma boa salada de alface, tomate, cebola e couve roxa...e bom apetite.

Espero que gostem e que, com tudo isto, não pensem que ganho alguma comissão dos hipermercados Continente ou do Talho Garcia, mas é que, no caso deste último, ali vende-se qualidade.
Beijinhos!

Maria

1 comentário:

Receitas ao Desafio disse...

Parece ter ficado deliciosa! Mas ainda fazes o béchamel "à antiga"? Eu cá, desde que tenho Bimby, é só pôr tudo para dentro. Muito mais simples!Bjs, Ilídia