sexta-feira, 18 de março de 2011

Lombinhos de porco guisados em leite

Esta é uma daquelas comidinhas caseiras cujo cheiro enche a casa. Como toda a gente, faço o meu estufado “a olho”, variando alguns ingredientes, de acordo com o que tenho na despensa. Apesar de se poder fazer na Bimby, esta é daquelas receitas que me sabe bem fazer “à antiga”, no tacho, mexendo, provando, adicionando ora isto, ora aquilo, desfrutando do simples prazer de cozinhar.


Ingredientes:

2 lombinhos de porco (850 g)

2 cebolas médias

4 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

5 bolinhas de pimenta da Jamaica (cá nos Açores, há quem lhes chame “pau- de- cravo”)

Tomate triturado (o equivalente a uma concha – usei o resto que tinha congelado, ainda do verão)

½  caixa pequena de polpa de tomate

1 dl de vinho branco

Sal e pimenta q.b. (uso massa malagueta “da nossa”, bem picante, com as sementinhas e tudo)

Cominhos q.b. – opcional (na Terceira, o uso desta especiaria, considerada exótica noutras paragens, é bastante usual, o que se deve, provavelmente, à História deste arquipélago e às especiarias que passavam por cá no início do povoamento destas ilhas)

Leite (usei aproximadamente ½ litro)

½ kg de batatas

Corta-se as cebolas a meio e depois em meias luas, pica-se o alho e leva-se a refogar, num tacho, num pouco de azeite. Quando a cebola estiver com um aspeto translúcido, adiciona-se o tomate, a polpa de tomate, o louro, a pimenta da Jamaica, o vinho branco e a carne. Junta-se a quantidade suficiente de leite até cobrir a carne, tempera-se com sal, os cominhos e a massa malagueta e deixa-se ferver em lume médio. Quando ferver, baixa-se o lume e deixa-se cozinhar, em lume brando. Quando a carne está quase “no ponto”, adiciona-se ao molho batatas cortadas aos cubinhos. Costumo pôr também cogumelos frescos, mas, como só tinha enlatados, achei melhor estar quietinha e não estragar o prato. Retifica-se os temperos (sal, pimenta e cominhos) e deixa-se cozinhar até as batatas estarem cozidas.

Beijinhos, Ilídia

1 comentário:

Susana Matias disse...

Uma bela sugestão miga...

jinhos