segunda-feira, 14 de março de 2011

Scones à inglesa

Ao fins de semana, gosto de fazer pequenos-almoços diferentes do habitual. Sabe bem pôr a mesa a preceito, sem pressas, saborear um pequeno-almoço com vagar, continuar a preguiçar sentados à mesa. A maioria das vezes, faço panquecas, especialmente estas. Outras, pão quentinho, feito na hora, artisan bread, por exemplo. De vez em quando, faço scones, normalmente os do livro-base da Bimby. Este sábado, porém, apeteceu-me experimentar outra receita. Abri O Livro de Pantagruel e encontrei estes. Bem bons!

 Ingredientes:
340 g de farinha
60 g de açúcar
30 g de margarina + 20 g de manteiga (usei 50 de margarina)
1 ovo
1 dl de leite
2 colheres (de chá) de fermento em pó
Gema de ovo q.b. (não usei)
Preparação:
Peneira-se a farinha com o fermento para um recipiente grande. Põem-se em cima os outros ingredientes e amassa-se ligeiramente, só para ligar, para não cansar a massa (simplifiquei: pus tudo para dentro do copo da Bimby, programei na velocidade espiga e quando a massa me pareceu estar “no ponto”, parei a máquina). Coloquei a massa sobre uma superfície enfarinhada e fiz um rolo, que cortei em pedaços iguais (na receita original, recomenda-se 14 ou 16 pedaços, mas acho que cortei menos). Com uma faca de madeira (como não tenho nenhuma, usei uma normal, mas a parte que não corta), marca-se um vinco fundo em cada um e cozem-se em forno quente, no tabuleiro do forno, enfarinhado (costumo cobri-lo com papel vegetal e só depois colocar a farinha). A receita original sugere que quando estiverem cozidos se abram dum lado e se lhes meta um bocadinho de manteiga sem sal, mas não segui esta recomendação. Servi-os quentes, recheados com compota de morango caseira.
Enjoy!
Ilídia
Fonte: O Livro de Pantagruel, Bertha Rosa-Limpo, Jorge Brum do Canto e Maria Manuela Limpo Caetano, Temas & Debates



2 comentários:

São Ribeiro disse...

FICARAM UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO, ESSE COM DOCE HUMMMMMMMMM...QUE DELICIA.
BJS

Receitas ao Desafio disse...

Andas verdadeiramente inspirada... de manhã!!! Estou, neste momento, a fazer as tais bolachas, mas com passas, nozes e amêndoa em vez de pepitas. Qualquer dia esses scones não me escapam... e tenho de começar a fazer uns abdominais. ihihihih PMT