quarta-feira, 9 de março de 2011

Crumble de canela com pêra e coco

Gosto de crumbles. Doces ou salgados.
 Queria uma sobremesa rápida para levar para um almoço de família e não sabia o que fazer. Como tinha umas pêras a agonizar na fruteira, decidi salvá-las do caixote do lixo. Abri o fabuloso livro da Leonor Sousa Bastos e encontrei um crumble de pêras e caril. No entanto, apesar de eu gostar de experimentar sabores diferentes, tive medo de arriscar e colocar caril na receita, pois esta tinha que agradar a palatos não tão afoitos. Assim, troquei o caril por outro pozinho mais consensual: a canela.
Eu adorei. Alguns só gostaram. Outros não se pronunciaram.
Se experimentarem, deixem a vossa opinião. Se ousarem copiar a receita original, com caril, digam como ficou, pois estou deveras curiosa em relação a essa combinação inusitada.

Ingredientes (receita original):
160 g de cajus crus (não tinha, usei passas)
225 g de farinha de trigo
95 g de açúcar
½ colher (de chá) de caril em pó (usei uma colher de chá de canela)
145 g de manteiga amolecida
1 kg de pêras
100 g de açúcar
80 g de coco ralado

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 160 graus.
Colocar os cajus sobre um tabuleiro de forno e tostar até ficarem dourados. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente. Triturar os cajus e colocar numa taça. (Como já disse, não tinha cajus, por isso não fiz esta parte da receita).
Peneirar a farinha com o açúcar e o caril (a canela, no meu caso) e juntar aos cajus (ou às passas). Misturar rapidamente a manteiga amolecida, apenas até ligar todos os ingredientes. Refrigerar durante 30 minutos.
Aumentar a temperatura do forno para 180 graus.
Descascar as pêras, descaroça-las e cortá-las em cubos. Misturar com o açúcar e o coco numa tijela. Espalhar a mistura numa forma refractária ou pirex.
Retirar a massa de crumble do frigorífico e, com as mãos, dividir em pequenas porções irregulares. Espalhar por cima das pêras.
Cozer durante 15 a 20 minutos, ou até que o crumble fique dourado.
Servir morno ou frio.
Pessoalmente, gosto dele morno, acompanhado com uma bola de gelado de baunilha.
Beijinhos, Ilídia

Fonte: Flagrante Delícia, de Leonor Sousa Bastos e Miguel Coelho, Objectiva

Sem comentários: