Esta receita é do livro "A Bimby na Cozinha Regiomal Portuguesa" e nós cá em casa adoramos. É uma óptima opção para um piquenique ou até para quando saímos de casa ao fim de semana sem um rumo definido, simplesmente para brincar com o filhote ao ar livre.
Deliciem-se, pois o sabor deste folar ou "bôla", como gosto mais de lhe chamar por causa da forma (num pirex), consegue mesmo transportar-vos até Trás-os-Montes.
Ingredientes:
100 g de água50 g de azeite
120 g de banha
1 c. chá de sal
30 g de fermento de padeiro fresco (eu utilizo 1 ou 2 saquetas de fermento "Fermipan")
4 ovos
550 g de farinha
200 g de bacon
100 g de presunto de Chaves (eu uso da marca Continente)
170 g de chouriço de carne (eu uso de Arganil, à venda no Continente)
100 g de salpicão
Preparação:
Coloque no copo a água, o azeite, a banha, o sal e o fermento e programe 1,30 Min/37º/Vel.2.
Junte os ovos, a farinha e programe 1 Min./Vel. Espiga.
De seguida, forme uma bola, polvilhe com farinha, tape com um pano e deixe levedar, num local quente, durante cerca de 1 a 2 horas. A massa deve triplicar de volume.
Findo este tempo, divida a massa em 3 partes. Estenda a massa, coloque num tabuleiro (eu uso um pirex) previamente untado com banha, alternando por camadas de carne cortadas em pedaços e massa, acabando com massa. Deixe levedar mais uma hora, e depois pincele com uma gema de ovo e coloque no forno moderado a 180º, durante 30 a 40 minutos.
Bem, esta é a receita tal qual está no livro que referi, mas eu aldrabo-a um pouco. Antes de mais, uso Fermipan. Já fiz com uma saqueta (11 g) e com duas (22 g), mas confesso que gostei mais da primeira vez. Contudo, com 2 saquetas, a massa cresce mais e dá para fazer duas camadas com as carnes (fotografias).
Agora vou contar-vos o meu truque para não ter de esperar as 3 horas de levedura: Antes de começar a preparar a massa, vou à minha lavandaria ligar a máquina de secar na temperatura "quente". Quando termino a preparação da massa e faço a bola, coloco-a numa taça de vidro e tapo-a muito bem com um pano de cozinha. Vou novamente à lavandaria, desligo a máquina de secar, e coloco lá dentro a taça a levedar durante 1 hora. Findo este tempo, monto o folar num pirex e levo imediatamente ao forno.
Espero que gostem!
Maria
5 comentários:
Sabia agora bem, nesta noite fria, com um cházinho a acompanhar!!! Tenho de o experimentar. Bjs, PMT
Olá Maria! Primeiro, obrigada pelo comentário à mousse. O meu marido também não é apreciador de chocolate mas adora esta mousse. Segundo, parabéns pelo folar. Se tivesse os ingredientes em casa, já o ia fazer. A sério!Adorei o truque para levedar a massa! Bj Patrícia
Que delícia, amiga! Estou a ver que, apesar dos excessos de sábado, também não andaste propriamente de dieta hoje. Lol. Sofro do mesmo mal! Esta bola tem um aspeeeeeeeeto! Bjs, Ilídia
Só recentemente provei bola e adorei! Já fiz 1 vez,ficou boa e 1 dia destes, vou experimentar esta. Beijinho Maria
Pois então, experimente Mercês, porque é muito bom! Uma sopinha e uma fatia deste folar faz um belo jantar ;)
Bjs.
Maria
Enviar um comentário