domingo, 17 de abril de 2011

Bolo de Cardamomo e Sementes de Papoila

Esse bolo saiu assim como se diz!? De improviso... é assim mesmo!
A vontade era tal para experimentar o cardamomo em pó que recebi como prenda da Dina que tem um blog com produtos maravilhosos para as nossas cozinhas para quem quizer adquirir.
Então andava eu inquieta para experimentar e então fui ao armário e ao frigorífico ver o que tinha e saiu esse maravilhoso e aromático bolo que apenas teve dois dias de existência!





Ingredientes:

4 ovos
1 pitada de sal
1 iogurte de soja
1 copo de açucar amarelo areado
1 copo de açucar branco
1 copo de óleo alimentar
1 copo de aveia
3 copos de farinha de trigo
1 c. de chá de cardamomo em pó
1 c. de chá de canela em pó
Sementes de papoila q.b
2 c. de chá de fermento Royal

Fiz assim:

Bati muito bem com uma vara de arames os ovos com os açucares e o sal, depois adicionei o iogurte, o óleo e tornei a bater até começar a formar bolhinhas ( aqui é que se faz um pouco de exercício aos músculos dos braços!). Adiciona-se a aveia e mistura-se com uma colher de pau e vai-se juntando a farinha até ficar tudo bem misturado. Junta-se as especiarias e o fermento e leva-se ao forno numa forma untada e enfarinhada . Faz-se o teste do palito depois de passar uns 45 min.

No meu caso eu cozi na MFP e preguei um valente susto!!! Coloquei no programa de cozer que leva 1 hora e quando chegou ao fim fiz o teste do palito e a massa veio toda colada ao pau... fiquei horrorizada!
Aflita desliguei a máquina e retirei a cuba para fora e abafei muito bem a ver se o bolo não se perdia. Esperei 30 min. e quando fui colocar outra vez a cuba na máquina, esta, ainda estava quente o que não me deixava programar mais uma vez! Deixei-a assim mesmo ligada por mais 30 min. porque parecia sair calor e depois desliguei e o bolo ficou toda a noite na MFP.
De manhazinha, (quase nem deixava o dia clarear) fui à cozinha ver o bolo com receio que estivesse colado ou então crú. Não é que o bolito estava com muito bom aspeto e melhor de tudo, estava cozido!!!
Bem... fiquei aliviadíssima e até o dia me correu bem...lol.

Por isso aconselho a fazerem numa forma no forno sempre é mais de seguro, ou então deixar na MFP ainda ligada após terminar o programa por mais 30 min.

Mas o resultado foi fambulástico o meu filho todo o dia me perguntou como se chamava o bolo porque achou engraçado o nome da especiaria Cardamomo.

Beijinhos                                                                                Susana

5 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

oh, que susto deves ter passado com as peripécias da cozedura do bolo, mas digo-te que a fatia mostra que ficou muito delicioso e diferente dos comuns. Mais uma vez sempre a inovar e a surpreender. Bjs
Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Os ingredientes prometem, o bolo ficou lindo, grande, perfeito e aquela fofa fatia ficou a pedir que eu experimentasse a receita. PMT

Ilídia disse...

Também adoro cardamomo e sementes de papoila. Mas esse bolo foi um filme... LOL O que interessa é que ficou bom. Tem um aspeto fofíssimo. Bjs

Luisa Alexandra disse...

O bolo está magnífico, mesmo a meu gosto.
Sou fã do cardamomo, gosto imenso do sabor e do aroma que dá aos bolos.

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Ficou certamente delicioso. Agora fiquei a conhecer mais este cantinho, com receitas tão boas!
Beijinho e obrigada