sexta-feira, 1 de abril de 2011

Arroz de Cenoura e Repolho

Que enfadonho se tornou o arroz branco!

É certo que o arroz branco com manteiga tem o seu valor e continua a ser apetitoso. Mas é, provavelmente, o primeiro arroz que uma cozinheira aprende a fazer - e que, como sabeis, nem sempre acerta a quem pouca experiência tem.

O que é certo é que, independentemente de ser basmati, carolino ou agulha ..., integral ou não, o arroz é muito utilizado na cozinha portuguesa quer como acompanhamento quer como ingrediente integrante de pratos principais.

Resumindo, adoro arroz, como já devem ter reparado aqui e aqui.

Ingredientes

2 cenouras grandes
1 chávena de arroz
repolho a gosto
3 dentes de alho
azeite
1 caldo de legumes
sal

Modo de Confeccionar

Faz-se um refogado com o azeite e o alho, junta-se o repolho cortado finamente às tirinhas e a cenoura laminada. Utilizo tanto para picar a couve como para o repolho utensílios da Borner (com trema no 'o'). Já os comprei há alguns anos e não passo sem eles.

Assim que os legumes tiverem amolecido, junta-se o arroz (1 chávena de arroz para duas de água) e continua-se a mexer com a colher de pau. Quando o arroz começar a parecer ligeiramente tostado ou amarelecido adiciona-se a água atrás referida e o caldo de legumes. Dá-se uma mexedela e deixa-se cozer em lume brando até desaparecer a água.

Costumo deixar de parte umas tirinhas de cenoura crua para a decoração, mas é facultativo.


Bom apetite!
Patrícia

3 comentários:

3 B's disse...

Eu também gosto de um arroz bem colorido :)

Receitas ao Desafio disse...

Amiguinha, este arroz tem um aspeto... Parece-me que da próxima vez que fizer arroz será este! Gostei muito da apresentação (realmente, essas raspinhas de cenoura fazem diferença). Bjs, Ilídia

Receitas ao Desafio disse...

Hum, muito bom aspecto. Vou experimentar e colocar também passas à mistura... faz bem aos intestinos. ihihihih!!! PMT