Para nós, cozinhar é uma forma de evasão, de nos libertarmos das obrigações do dia-a-dia. Assim, para partilharmos as nossas experiências na cozinha, decidimos, qual cantadeiras, ir “botando” cada uma a sua receita, de modo a compilarmos um repertório que, acima de tudo, nos seja útil nos momentos em que a inspiração falta.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Bolo de Amêndoa e Alfarroba e a vontade de experimentar uma combinação diferente
Foi exactamente a vontade de experimentar a combinação da amêndoa com a alfarroba que me levou a confeccionar este bolo cuja receita foi saindo da minha mente aos poucos e à medida que olhava para as prateleiras da despensa da cozinha e ia vendo o que podia utilizar.
A minha sogra, que é de Trás-os-Montes - oferece-me, sempre que vou lá coisas da terra, como ela diz. Estava acostumada a trazer o azeite, o mel, as alheiras, as chouriças, o presunto... Mas quando lá estive fez-me carregar uma quantidade considerável de amêndoa crua com casca. Como é óbvio, não quis parecer mal agradecida, e lá trouxe as amêndoas - e muitas das outras delícias atrás referidas. Resultado: a TAP obrigou-me a pagar excesso de peso. Na realidade. estas iguarias sairam-me um pouco caras, mas são aromas e sabores de uma realidade bem diferente, cem por cento telúrica.
Apresento-vos, então este bolo, que serviu, também para experimentar a confecção da alfarroba em bolos, já que só a tinha utilizado ainda em pão, contagiada pela sandes do snack matinal que a Ilídia costuma levar diariamente para o nosso local de trabalho. Mas ainda deixei um bocadinho de farinha para experimentar a alfarroba no iogurte. Vi uma receita no blog da Susana que me fez crescer água na boca.
Ingredientes
4 ovos
300gr de açúcar
150 gr de manteiga
150 gr de amêndoa com casca
300 gr de farinha de trigo
40 gr de farinha de alfarroba
1 colher de sobremesa de fermento Royal
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de chá de canela
Primeiro, bati as claras em castelo na Bimby.
Depois, triturei na Bimby a amêndoa crua e com casca até reduzi-la ao máximo. Separei numa taça.
De seguida, também na Bimby, bati os ovos com a manteiga e o açúcar. Quando estavam bem batidos, adicionei o resto dos ingredientes e a Bimby misturou-os.
Juntei as claras em castelo e foi ao forno pré-aquecido em forma untada durante 40 minutos.
Deixo-vos com uma fatia.
Bom apetite!
Patrícia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Acho que valeu o excesso de peso!
Assim consegues um bolo caseiro com sabores bem típicos, adorei a mistura da alfarroba com a amêndoa, certamente resulta na perfeição!
Sabes que, apesar de ser fiel à farinha de alfarroba no pão, nunca a experimentei em mais nada? Mas, depois de ver os iogurtes da Susana e o teu bolo, parece-me que também me vou aventurar. O bolo tem um aspeto delicioso e as fotografias ficaram lindas! Bjs, Ilídia
Maravilha amiga ficou .lindo o teu bolo,muito mesmo,bjokinhass
Aqui no Algarve, terra da alfarroba, a junção desta com a amêndoa é bastante comum, aliás antigamente praticamente só se usava a alfarroba juntamente com a amêndoa, e era quase impensável usá-la de outra forma :)
Beijinho
Obrigada pelos vossos comentários. Quem provou o bolo disse que tinha um sabor muito diferente do que estamos habituados em terras açorianas. E eu também adorei a combinação. Patrícia
Nunca provei o sabor dessa combinação, mas tenho de experimentar. O bolo está magnífico. PMT
Nunca experimentei alfarroba mas eu com as minhas dietas ando mortinha para a experimentar pois é bem mais saudável:) boa sugestão beijinho e e parabéns pelo teu blog.
http://przeressaudaveis.blogspot.pt
Enviar um comentário