terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tiramisú

Nunca fui grande apreciadora de tiramisú... achava que era um pouco amargo... Até que fui surpreendida por uma colega que, quando veio jantar a minha casa, me trouxe precisamente essa sobremesa!
Resultado? - ADOREI!
Deixo-vos então a receita da G., retirada, segundo ela, de uma Teleculinária (da qual não sabemos o número)... sabem como é... fotocópia que é fotocopiada e fotocopiada e...



Ingredientes
400 gr de queijo creme (Philadelfia, mas também já fiz com marca Continente)
200 gr de palitos de la reine
200 gr de açúcar
6 ovos grandes
0,5 dl de licor de café (como não tinha fiz com Baileys, q.b.)
café açucarado (para demolhar)
cacau em pó (para polvilhar)



Preparação
Bato as gemas com o açúcar (durante algum tempo), até obter um creme fofo e bastante volumoso. Junto, depois, o queijo e bato tudo novamente.
Numa tigela à parte, bato as claras em castelo e envolvo com o preparado anterior.
Faço o café (forte) e adoço-o com um pouco de açúcar. Adiciono-lhe o licor e mexo até ficar homogéneo.
Por fim, disponho camadas alternadas de creme, palitos de la reine demolhados na mistura de café e licor, novamente creme, palitos demolhados e creme.
Levo ao frio e, na altura de servir, polvilho com cacau.

Espero que, tal como eu, apreciem este Tiramisú ;)

Maria



7 comentários:

Ondina Maria disse...

Vou apreciar de certeza absoluta, usando mascarpone, como faço normalmente o Tiramisú. Adoro esta sobremesa, que não dá muito trabalho e quase sempre é sucesso garantido :)

Ilídia disse...

Muitas vezes é dessas fotocópias de fotocópias que vêm as melhores receitas. Pois eu adoro Tiramisú. E gosto muito do clássico, meio amargo :) Este, alternativo, é excelente para converter aqueles que, como tu, não são apreciadores do original. E é bem bom, que eu provei ;)
Beijos

A Paixão da Isa disse...

eu adorei essa fatia ela esta o maixo beijinhos

Anónimo disse...

Apreciarei com certeza quando o fizer. Gosto muito de tiramisú. É uma sobremesa que como dizes é sucesso garantido e isto agrada-me.
Um beijinho
Patrícia

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

também tenho uma receita de Tiramisu para publicar um dia deste, já fiz talvez no ano passado mas não sei onde coloquei a recita :)
Este está com bom aspecto

Susana disse...

Adoro tiramissú e por acaso já tenho um post para publicar um dia destes que fiz pelo natal. Cá em casa foi muito apreciado. O meu filho gostou tanto que sempre que abro a porta do frigorífico ele brinca dizendo: - Tira o tiramissú, mãe! lol
Muito bom aspeto.

Beijinhos

Susana disse...

Cá em casa é muito apreciado fiz um pela passagem do ano que está para breve ser publicado no meu blog. O meu filho gostou tanto que agora sempre que abro a porta do frigorífico para ir buscar qualquer coisa ele brinca dizendo -Tira o tiramissú, mãe! lol
O teu ficou com muito bom aspeto.

Beijinhos