Para este almoço de domingo, resolvi apresentá-las na mesa numa conjugação tradicional com carne de porco.
Envolvi as castanhas previamente fritas no molho da carne.
À parte fiz um chutney de castanha, para acrescentar outros sabores à carne.
Acompanhei com um salteado de couve que também trouxe um contraste agradável.
Ingredientes
2 peças de pá de porco
1 kilo de castanhas
couve
1 cerveja
sumo de meio limão
alho em pó
6 dentes de alho
mistura de 5 pimentas
piri-piri em pó
Adobo da marca GOYA (mistura de oregãos, pimenta preta e açafrão)
1 folha de louro
azeite
sal
Ingredientes para o chutney de castanhas
250 gr de castanha cozida e descascada
4 colheres de açúcar amarelo
1 colher de vinagre
2 colheres de água
3 cravinhos
1 colher de café rasa de gengibre ralado
Numa assadeira coloquei a carne e temperei com sal, com quatro dentes de alho picadinhos e com o sumo de limão.Quebrei a folha de louro em seis partes. Polvilhei ambos os lados da carne com alho em pó, mistura de 5 pimentas, piri-piri e adobo. Reguei com azeite e verti uma cerveja mini por cima da carne. Levei ao forno a assar durante 2 horas, virando a carne e regando-a de vez em quando com o molho.
Fritei as castanhas até ficarem ligeiramente douradas para evitar que ficassem secas e rijas.
Adicionei-as à carne quando quando está já estava assada e envolvi-as no molho para absorverem o sabor deste e da carne.
À parte fiz o chutney de castanha. Num tacho pequeno coloquei o açúcar, o vinagre e a água. Deixei levantar fervura. Adicionei o gengibre e o cravinho e deixei ferver novamente, sempre em lume brando. Quando começou a fazer calda coloquei as castanhas aos pedaços e mexi com cuidado para não se desfazerem muito. Algumas até se desfizeram, o que trouxe uma cremosidade inesperada ao chutney.
Cozi as couves grosseiramente picadas.
Salteei-as em azeite e alho.
Posso dizer que todos gostaram deste prato cá em casa.
Nos almoços de domingo sempre temos mais tempo para capricharmos a refeição. Esta foi acompanhada com vinho tinto proveniente de castas da ilha do Pico.
Não houve sobremesa, mas sim um cálice de licor de amora para finalizar.
Há dias assim com momentos bons. Temos de saber identificá-los para os conseguirmos enaltecer.
Deixo-vos aqui esta citação, que uns atribuem a Fernando Pessoa outros a Fernando Sabino (escritor e jornalista brasileiro). Não me preocupei em desvendar este mistério porque o que me absorveu foi a intensidade e sabedoria desta mensagem. Daí a razão de a querer partilhar convosco.
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Bom Domingo!
Patrícia
17 comentários:
ESSE LOMBO FICOU MESMO UM DELICIA, NÃO SOU GRANDE APRECIADORA DE CASTANHAS MAS ASSIM GOSTO.
BOM DOMINGO
BJS
Carne de porco com castanhas é um prato que gosto imenso. Chutney de castanha não conhecia mas gostei bastante da ideia, tenho que experimentar.
Um beijinho e boa semana
Mas que prato suculento... PMT
Ó Patrícia, já percebo porque é que não tiveste tempo de ir à Feira do Livro... Ficaste em casa a fazer essa delícia!!! E depois do almoço, com vinho e o licor, aposto que já nem apeteceu fazer mais nada :P
Beijinhos
Gisela, tens de experimentar este chutney de castanhas. Fi-lo com base no que fiz há tempos de amoras silvestres, mas desta vez decidi adicionar a castanhas para ver o resultado. Confesso que estava ansiosa para ver o resultado e gostei muito mesmo do produto final.
Bj
Patrícia
Manuela, este prato prepara-se muito rapidamente. O forno é que o faz. Os acompanhamentos também são muito fáceis e ligeiros de fazer. Não fui ainda à feira do livro porque ando em mudança de casa e hoje destinei o dia para preparar as minhas aulas desta semana. Professor sofre!
Bj
Patrícia
Olá, Patrícia. Adoro estes assados com castanhas. No outro dia comprei muitas e já as congelei, para qualquer dia fazer um assado do género deste. Imagino que tenha ficado uma delícia. E gostei da ideia do chutney. Beijos e até amanhã.
P.S. Fui à feira do livro, mas fizeste bem guardar para outro dia. Havia gente a mais.
thanks for visiting 'my space'. You have an interesting blog and good recipes. Cheers from Sydney
Adoro um bom assado de carne com castanhas nesta altura do ano, é tão reconfortante. Gostei tanto da ideia do chutney de castanha.
Um beijinho.
Adorei o aspecto...ficou simplesmente divinal. Tenho mesmo de experimentar esta receita porque todos cá em casa adoram castanhas e o teu pratinho ficou um espanto...
Beijinhos
São, PMT, Ginja e Nárwen
Gostei de saber que apreciaram este assado. Até me fica mal dizer que ficou mesmo bom, mas é verdade. Para o chutney se não tiverem em casa açúcar amarelo podem perfeitamente fazer com o branco. Ficará apenas um pouco mais doce.
Beijinhos
patrícia
Adoro assados com castanhas... E estão na altura de começar a sair do forno!...
hummm! Que apetitoso!
Babette
Se os olhos também comessem eu estaria verdadeiramente deliciada com o aspeto deste prato! Muitos parabéns!
Maria
Patricia, que belo prato, e de certeza um grande momento a volta da mesa =) Tambem já comprei castanhas, e um lombo de porco, para fazer hoje, que estão todos em casa ! Um bom feriado para ti, e os teus .......Jinhos Diana
Já ando com saudades de castanhas no comer... E k belo pratinho nos trazes :)
beijo
Realmente parece estar uma delicia esta carne,parabéns... hummm adorei a dica la do bolo em meu blog obrigado...
abraçoss
Babette, Maria, Diana, Xana e Makeval
Fiquei contente por terem apreciado esta sugestão de carne com castanhas.
Beijinhos
Boa semana
Patrícia
Enviar um comentário