sábado, 29 de outubro de 2011

Boca Negra ou Cântaro grelhado

Hoje estou ansiosa pelo almoço. Não só porque apenas me coube a tarefa de cozer as batatas e fazer a salada, mas também porque vou comer boca negra grelhada pelo meu marido. É uma verdadeira delícia!
Este é um prato que comemos com maior frequência no Verão, uma vez que o peixe é assado no fogareiro a carvão. No entanto, e apesar de já estarmos no Outono, o céu azul e os 23ºC que se fazem sentir hoje não nos permitem aperceber disso nem de que, mais logo, vamos atrasar os relógios 1 hora :(
Como podem ver pelo título da receita, em vez de boca negra também pode ser utilizado cântaro que, quanto a mim, é ainda melhor.
As duas fotografias que apresento a seguir foram tiradas no Verão.


É fundamental pincelar o peixe com o molho enquanto assa!


Ingredientes para dois peixes grandes:

10 dentes de alho descascados
1 colher de sopa de massa malagueta
Azeite q.b. (bastante)
sal q.b.

Preparação:

Tempera-se o peixe com sal.
Esmagam-se os dentes de alho para uma caneca de inox (púcaro) e junta-se a massa malagueta e o azeite. Vai ao lume até ferver.
Entretanto, colocam-se os peixes na grelha a assar. É importante virar o peixe frequentemente e, como já disse, pincelá-lo com o molho, pelo menos duas vezes por lado.
Serve-se com batata cozida regada com azeite e salada de alface e tomate.
Bom apetite!

Maria

5 comentários:

Ilídia disse...

Confirmo que este peixe grelhado do teu homem é um verdadeiro manjar. Essas fotos fizeram-me recuar no tempo, até ao verão, e sentar-me convosco no vosso telheiro :) Maravilhoso! Beijos

Tixa disse...

Devem ser tão bons assim.
Beijinhos

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Adoro peixe grelhado na brasa sem dúvida que têm outro sabor...muito bom aspecto...bjokitass

Monica disse...

Tienen muy buena pinta! Gracias por compartir la receta.

Gisela disse...

Provei o boca negra quando visitei os Açores e gostei imenso. Até me deu saudades dessas férias e da boa cozinha que por ai se faz.
Um beijinho e boa semana