sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bacalhau como Eu gosto



Já tenho dito várias vezes aqui no blogue, e em comentários que faço a receitas publicadas em outros blogues, que prefiro peixe a carne e que o bacalhau e o salmão são os meus peixes favoritos. Seguindo esta linha de pensamento,  trago-vos uma receita de bacalhau que costumo fazer cá em casa com alguma frequência.
Sei que existem mil e uma formas de se confecionar bacalhau, penso que até é comercializado um livro sobre esta variedade de receitas de bacalhau, e sinceramente não sei se esta minha receita tem alguma designação especial. Sei que este não é à Zé do Pipo, não é à Brás, não é Com Todos nem Com Natas, não é Espiritual mas sim Bacalhau como Eu Gosto.
Espero que também se deliciem com ele.

Ingredientes

Lombos de bacalhau
batatas
1/2 pimento vermelho
tomate pelado
1 ramo de salsa
1 1/2 cebola
6 dentes alho
azeite
leite
água
vinho branco (de qualidade)
pimenta branca
louro
piri-piri
sal( para cozer as batatas)

Modo de Confecionar

Colocam-se os lombos de bacalhau já previamente demolhados num tacho com água, leite, 3 dentes de alho e 1/2 cebola  e deixa-se ferver o peixe até estar praticamente cozido.

No copo misturador tritura-se uma lata pequena de polpa de tomate e o pimento vermelho. Adiciona-se o vinho.

Num tacho faz-se um refogado com uma cebola e 3 dentes de alho picadinhos. Verte-se o preparado do copo misturador. Junta-se um ramo generoso de salsa e deixa-se ferver.

Retifica-se o sal.

Tempera-se com pimenta branca.

Dispõe-se os lombos de bacalhau escorrido numa assadeira untada com um fio de azeite e despeja-se o molho anteriormente preparado por cima do bacalhau.

Vai ao forno a ferver e a alourar ligeiramente o bacalhau (cuidado para não secar).

À parte cozem-se batatas em água, sal, louro e piri-piri, que servirão de acompanhamento ao peixe.

Gostaram desta minha versão?

Patrícia

9 comentários:

Sara Ramos disse...

Olá :)
Mas que belo bacalhau, hehe.
Está como tu gostas e como eu gosto. Bjs

Receitas para a Felicidade disse...

Também são dois peixinhos que aprecio bastante e olha só que aspecto delicioso tem o teu bacalhau

obrigada por partilhares, beijinhos!

Anónimo disse...

Tem muito bom aspecto.
Beijinho

Unknown disse...

Como tu gostas? Realmente parece que tens muito bom gosto...e de certeza que também eu iria gostar deste teu bacalhau fantástico.

BEIJINHOS

Inês Ginja disse...

Aprecio bastante bacalhau e na maior parte das vezes saiem receitas que são ao nosso gosto e não têm uma designação específica. Este teu bacalhau está também ao meu gosto.
Um beijinho.

Ilídia disse...

Bacalhau também é dos peixes mais consumidos cá em casa. Como o meu homem não é muito "peixívoro", tenho de abusar daqueles de que ele gosta, tais como o bacalhau. Esta receita aparece muito boa e saudável. Beijinhos e bom fim de semana.

Babette disse...

EU também gostei ;) E viva o peixe!
Beijo
Babette

Anónimo disse...

Patricia
Estou já a pensar no almoço, tenho bacalhau de molho
Beijinho
Mané
http://obolodatiarosa.blogspot.com/

Receitas ao Desafio disse...

Caras cozinheiras. Obrigada pelos vossos comentários. Ainda bem que gostaram desta sugestão de bacalhau. É sem dúvida um peixe muito versátil.
Bj
Patrícia