sábado, 16 de julho de 2011

Pudim de Coco (da minha Mãe)

Finalmente, foi encontrada e feita a receita “Pudim de Coco” que a minha mãe fazia na minha infância. Era e continua a ser saborosíssimo. Há pouco tempo, publiquei aqui uma tarte de coco, mas nada tem a ver com este pudim, apesar das parecenças. Deliciem-se aqueles(as) que não tiverem receio de deglutir meio quilo de açúcar, ihihihihihih. Como vai aos pouquinhos… não faz assim tanto mal.


Ingredientes

500g de açúcar
6 colheres de sopa de açúcar
200g de coco ralado
Meio litro de leite
75g de farinha Maizena
6 ovos
1 colher de chá de baunilha
50g de manteiga

Preparação
Bater as gemas e o açúcar; depois, adicionar o leite, a farinha Maizena, o coco, a manteiga e a baunilha. Untar um pirex com manteiga e espalhar açúcar no fundo do pirex, por cima da manteiga. Colocar o preparado no pirex e vai ao forno a 175ºC (forno com calor moderado) até ficar douradinho. Retirar e deixar arrefecer um bocado. Bater as claras em castelo com 6 colheres de sopa de açúcar e espalhá-las por cima do pudim e volta a ir ao forno até as claras ficarem douradinhas.
Depois de pronto, regar o pudim com molho de chocolate. Depois de arrefecido e servido, guardar no frigorífico para ficar fresquinho.
Molho de chocolate

Derreter, num tachinho pequeno, 1 colher de café de manteiga; juntar, de imediato, 2 colheres de sopa de cacau, duas de açúcar e dissolver tudo num pouquinho de leite. Mexer, em lume mínimo, durante uns 2 a 3 minutos.



PMT

10 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão bem apetitosa!

Ilídia disse...

Realmente, o meio quilo de açúcar assusta um bocadinho :) Lembro-me que a minha mãe fazia um pudim de coco quando eu era criança e nunca mais o voltou a fazer. Se calhar era esta receita. Era, realmente, uma delícia, tal como este deve ser. Para comer só um bocadinho, mesmo muito pouco :) Beijos e continuação de bom fim de semana.

São Ribeiro disse...

TEM UM ASPECTO BEM DELICIOSO, PARA MIM TERIA QUE LEVAR MENOS AÇÚCAR.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Judith disse...

adorei!!!!!! muito bo seguro!!! beijinhos e bom fin de semana

Felismina disse...

Um pudim diferente ficou lindo, mas deve ser muito doce...

Bjs.

Lina disse...

Olá, ainda bem que encontraste esta receita e a partilhaste connosco, pois deve ser deliciosa, adoro coco. Tenho notado que geralmente as receitas tradicionais levam bastante açúcar, acho que deve ser porque antigamente(não há muito tempo!) só se comia doces em ocasiões especiais e então não fazia mal a iguaria estar bem docinha. Hoje em dia fazemos e comemos muitos doces e por isso o melhor é cortar mesmo um pouco, e mesmo assim...
Um bom domingo!
Beijinhos

Catarina Collins disse...

Ficou com um aspecto delicioso... Ainda por cima com coco que gosto tanto : ) Finalmente acho que ja posso comentar através do meu blog.

Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Gosto muito desta receita. A minha mãe faz um muito parecido. Em vez de colocar manteiga no fundo do pirex, cobre-o com caramelo líquido. Quando vai ao forno com o merengue, o caramelo sobe e cria bolhinhas de caramelo em cima das claras.Mas a opção pelo molho de chocolate também é muito boa. Um ótimo pudim!
Beijinhos
Patrícia

Gisela disse...

Que bomba calórica com tão bom aspecto, mas como dizes de vez em quanto não faz mal a ninguém.
Um beijinho e bom domingo

Anónimo disse...

Gosto muito desta receita e vou fazer, antes fiz o pudim
frances
que estava uma delicia