quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pudim Tropical

Um doce para o Espírito Santo …


Não sou muito velha, no entanto quando era mais nova, lembro-me que, quando se ia visitar o Espírito Santo, as mães levavam produtos alimentares, tais como farinha, açúcar, manteiga, ovos, entre outras coisas. Eram para ajudar na função, diziam elas. Depois, rezava-se o terço e a seguir havia “o baile”, onde se esperavam os rapazinhos de fora da freguesia, principalmente os das Fontinhas e das Lages, que eram, sem dúvida, os mais “lindinhos” (será que foi por isso que casei com um das Lages?). Gostávamos de dançar “slows”, mas primeiro esperávamos que as nossas mães fossem embora porque era uma vergonha dançar com elas a verem (bons tempos).

Os tempos mudaram e agora já ninguém baila, os “slows” passaram para “house music” e rapazes conhecem-se através da internet, que é muito mais fácil do que estar semanas a tentar falar com aquele tal rapaz do canto, o da “samarra de couro”! Também já não se reza como antigamente, sem que para isso haja um incentivo. Por isso, em vez daquele quilo de arroz ou açúcar, agora visita-se o Espírito Santo levando um doce para pôr na mesa (pelo menos na minha freguesia) e depois é vê-los, a seguir ao enfadonho terço, a empanturrarem-se de dezenas de sobremesas, cada uma com melhor aspecto que a outra.

Tal como as outras donas de casa “prezadas”, eu também fui a semana passada visitar o Espírito Santo (eu agora é que sou a mãe, que desgraça!) e também levei a minha taça de sobremesa! O que saiu foi este pudim que é, geralmente, apreciado por todos. Espero que gostem.



Ingredientes:

4 chávenas de água

1 chávena de açúcar (a receita original diz 2, mas acho que fica muito doce)

1 lata de pêssego em calda grande

4 carteira de boca doce de caramelo

2 caixas de natas

1 lata leite condensado cozido

3 folhas de gelatina incolor



Preparação:

Leva-se as 4 chávenas de água com o açúcar ao lume, a levantar fervura. Desfaz-se as carteiras de boca doce na calda do pêssego, reservando o pêssego, que é cortado em pedaços mais pequenos. Quando a água levantar fervura, junta-se o preparado de boca doce (muito bem desfeito senão fica com grumos). Deixa-se engrossar a calda, mexendo sempre muito bem para não pegar ao fundo do tacho. Quando estiver preparado, junta-se os pêssegos reservados. Mexe-se um pouco, mas sem deixar cozer em demasia senão ficam muito moles. Deita-se o preparado numa taça grande, visto que é um pudim generoso. Deixar arrefecer bem.

Quando o pudim estiver frio, bate-se as natas. Assim que estiverem batidas, junta-se a lata de leite condensado cozido e bate-se mais um pouco. Entretanto já devem ter as folhas de gelatina demolhadas. Deitem fora a maior parte da água usada para demolhá-las, conservando um pouco para levar ao microondas a derreter (cuidado para não ficar quente demais, pois fica em fio, assim que deitarem nas natas). Deitar as folhas de gelatina dentro do preparado das natas, mexendo muito bem. Deitar por cima do pudim e levar ao frigorífico.

Como vêem, simples e saboroso! Pelo menos é o que me dizem! Não sei se estão a ser sinceros……

Bom apetite

Rosa


9 comentários:

Susana disse...

Que belos tempos esses agora está tudo diferente e sem graça, mas as espécies estão sempre em evolução e temos que nos adapatar senão passamos a ser as "chatas",lol.
Gostei do pudim tem muito bom aspeto.

beijinhos

Maria disse...

É delicioso sim senhora! Posso dizê-lo porque já provei! Ainda não me tinhas era dado a receita. Agora fiquei a gostar ainda mais porque, para além de ser muito bom, dá uma quantidade generosa!!! Bjs. Maria

Receitas ao Desafio disse...

Também já tive o prazer de provar o pudim e confirmo que é delicioso. Gostei das tuas memórias dos terços de Espírito Santo. Lembro-me desses slows! Lol
Ilídia

Receitas ao Desafio disse...

Olá, Rosa!!! Os ingredientes prometem... muitas calorias, ihihihih. Agora a sério... a julgar pelo conteúdo, o sabor desse pudim devem ser estrondoso. Vou experimentar. PMT

Receitas ao Desafio disse...

"deve" (ihihih engasguei-me no verbo). PMT

Receitas ao Desafio disse...

Olá Rosa. Gostei da tua sugestão de sobremesa. É fácil de fazer e parece muito tasty. Na realidade, parece ser uma sobremesa fresquinha com ingredientes que agradam tanto a graúdos como a pequerruchos.
Mas, amiga, adorei o texto. Revi-me nessas situações, mas, incrível, não fiquei com saudades desses tempos. Acrescentava à samarra de couro o pormenor dos rapazes com calças e samarra de ganga, com o mesclado da ganga - típico da altura - a condizer. Lembras-te? Mas vou deixar uma reflexão sobre esta indumentária para um próximo post.
Bjs Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Olá Patrícia!
Quando digo "belos tempos" apenas me refiro à alegria da juventude. Era tudo tão "carefree"! Não tenho saudades dos terços nem dos bailes em si, mesmo porque eu não era eu! Se é que me faço entender...
As gangas eram, de facto, muito interesantes! Mas, o engraçado é que ainda usamos gangas, só que parece diferente, não achas?
Rosa

azoresgal disse...

Existe uma frase em Inglês "You had me at hello" pois Rosa you "Had me at , boca doçe, leite condensado, e natas" ;) Deve ser muito bom, vou fazer e depois digo, como ficou :) jinhos, Diana

Receitas ao Desafio disse...

Diana,
espero que gostes, quando experimentares!
Beijinhos