Antes de partilhar convosco a receita que trago hoje, queria mostrar-vos o meu bebé mais recente… o meu gato! Desde que a C. nasceu, o Faísca pensa que é o bebé lá de casa. Ele apodera-se de todos os artefactos da maninha e anda o dia todo atrás de mim a miar como se estivesse a chorar! E quando a C. chora, é pior ainda (atenção que ele nunca fez nada disso antes). Desta vez, o gatito lá esteve a dormir toda a tarde no berço da mana!
Vamos agora à receita…
Outro dia, estava por casa sem saber bem o que fazer para o jantar. Estava num daqueles dias difíceis. Quase em «pseudo» depressão! Não me apetecia carne, nem me apetecia peixe. Aliás, nem sequer me estava a apetecer cozinhar. Achava-me gorda e feia e “burra”, a pior mãe do mundo porque a rapariga não queria comer. Já tinha “papado” umas quantas amêndoas de chocolate (malditas) e o tempo também não estava a ajudar grande coisa. Enfim, coisas de gaja!
Abri o frigorífico e dei de caras com uns cogumelos a pedirem para ser usados, senão o destino estaria já traçado. Reparei que as courgettes também gritavam de dor e como detesto deitar comida fora, o jantar estava decidido, pelo menos uma parte! Tirei ainda umas cenouras, uns restos de tomate, umas folhas de lasanha fresca e estava feito…. LASANHA VEGETARIANA!
Para 6 pessoas
Ingredientes:
1 lata de tomate aos pedaços
2 ramos de rosmaninho
4 dentes de alho
Azeite q.b.
1 cebola média
1 courgette
1 cenoura
Cogumelos frescos
Espinafres
Lasanha fresca (usei marca continente)
Queijo q.b.
Bechamel (meia receita da bimby)
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
1º passo
Picar os alhos às rodelas e levar a alourar num pouco de azeite. Quando estiverem dourados, verter a lata de tomate e os ramos de rosmaninho. Deixar reduzir e depois temperar com sal e pimenta. Tirar o que restar dos ramos de rosmaninho. Reservar.
2º passo
Picar a cebola finamente e refogar um pouco em azeite, juntar a cenoura às rodelas, os cogumelos laminados, tapar o tacho e deixar cozinhar uns minutos. Adicionar os espinafres (usei congelados por cozer, por isso introduzi aqui) e a courgette. Temperar a gosto e deixar apurar um pouco durante uns minutos (até estar tudo cozido). Escorrer a água em excesso. Reservar.
3º passo
Fazer bechamel e montar a lasanha em camadas, começando com o tomate e os vegetais e só depois a massa (para não pegar). Eu vou colocando o bechamel e queijo nas várias camadas porque acho que fica mais uniforme, mas há quem reserve o bechamel e o queijo apenas para a última camada. Fica ao vosso critério. Levar ao forno durante uns 15 minutos a gratinar.
No fim, ao olhar para a minha obra prima colorida, já me sentia um pouco melhor, pelo menos o jantar estava feito e compensava aquelas malditas amêndoas do diabo!
Bom fim de semana!
Rosa
Nota: A Ilídia já tinha apresentado uma lasanha vegetariana há algum tempo. A minha vai beber um pouco à dela, mas com umas pinceladas próprias!
4 comentários:
Levas cá uma vida com o Faísca e com a C.!Também tenho a experiência gato e 1º filho e digo-te que no meu caso foi pior. Os ciúmes do gato eram tais que saiu de casa um dia, como costumava fazer, e nunca voltou. Sentiu-se mesmo preterido. Mas no teu caso, deixa a C. crescer e vais ver que vão ser amigos inseparáveis.
Quanto à lasanha, está divina!
E eu que ainda não publiquei a minha. Estou a ficar para trás no desafio das lasanhas!
Bjs e bom fim de semana.
patrícia
Amiga, adorei a foto do meu sobrinho. Os meus bichanos também se ressentiram, mas agora até se dão bem os três, apesar de o manel gostar de correr atrás deles pela casa e de eles, pachorrentos como são, não acharem lá muita piada. A lasanha deve ser ótima, mas acredito que o teu "home" também a tenha comido como acompanhamento, tal como o meu :) Bjs
Ai que lindo "miau" que tu tens. A Patrícia e a Ilídia já me tinham dito que era lindo...e é mesmo!!! A lasanha não fica atrás, ihihihih!!! PMT
Fiquei tão babada a ver o gato que só depois é que li o teu texto inicial. ROSINHA, pensamento POSITIVO!!!! Estás uma mamã óTIMA!!! Come um chocolatinho que faz bem à alma, Bjs, PMT
Enviar um comentário