quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lasanha com sabor a lula

Olá a todas, já algum tempo que não deixava a minha contribuição aqui, pois as férias fazem dessas coisas. Também "abandonei" o meu cantinho durante uns dias que decidi tirar para sair daqui deste "casúlo" tranquilo (ilha) e rumar ao movimento da capital e claro não podia deixar de ir visitar o meu Alentejo que está num pequeno cantinho no meu coração.
Há quem tire férias para descansar e há outros, como eu que gostam de tirar férias para sair do sossego. Eu adoro a minha ilha, mas sinto falta de vez enquando de mudar para "ares" mais movimentados, não tivesse eu vivido uns bons anos da minha vida no continente. Gosto porque cresci e aprendi muita coisa que não teria tido oportunidade de conhecer se não tivesse saído daqui. Lembro-me que quando vim para cá houve uma pessoa que me disse " Susana, quando chegás-te aqui eras uma moça e agora sais uma mulherzinha" , estas palavras saíram da boca de uma pessoa com muita experiência de vida e a qual devo muito do meu conhecimento, foram palavras que ficaram gravadas e que nunca irei esquecer.
Bom, mas passando à receita... dessa vez trago uma receita que serviu para aproveitar o recheio que fiz para rechear uma lula grande que fiz para o dia da mãe. Fiz com quantidade a mais mesmo a pensar fazer uma lasanha, porque o meu filho não é muito "adepto" de lulas e assim comia sem se aperceber...o que não aconteceu! hehehe


Ingredientes:

Recheio de carne moída com tentáculos de lula
Tentáculos e barbatanas da lula
2 cebolas médias picadas

5 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 lata de tomate frito
1 pimento vermelho picado
1 lata pequena de ervilhas
1 caldo de peixe
Vinho branco para refrescar
Sal q.b.
Mistura de pimentas em pó
1 c. de sopa de massa de malagueta
Azeitonas pretas em rodelas

1 embalagem de lasanha fresca
3 fatias de queijo flamento
200 ml de natas de soja
Pão aromatizado com coentros

Fiz assim:
Num tacho largo fiz um refogado com azeite, as folhas de louro, a cebola e os alhos picados e o pimento. Quando a cebola se apresentava mole juntei o tomate frito, envolvi bem e depois de começara ferver refresquei com um pouco de vinho branco.
Adicionei a carne moída e os tentáculos da lula picados, temperei com o caldo de peixe, o sal e a massa de malagueta, envolvi tudo e deixei refogar mexendo ocasionalmente.
Quando a carne se apresentava cozida acrescentei as ervilhas lavadas e escorridas e as azeitonas e deixei ferver. Retifiquei os temperos e reservei.
Untei um pirex com óleo em spray e forrei com fatias de lasanha e por cima distribuí um bocado do recheio e assim sucessivamente, a última camada é de massa. Por cima coloquei o queijo (era o que tinha no momento), depois as natas e por último polvilhei com o pão aromatizado e levei ao forno a assar.



E assim todos ficaram contentes com o almoço, mesmo o meu filho que notou logo o sabor a peixe!

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos                                                                                             Susana

5 comentários:

Ilídia disse...

Susana, adorei a sugestão! As fotografias estão lindíssimas! Bjs

Susana Matias disse...

Olá Susana,

gostei muito da tua sugestão, é uma boa maneira de fazer-mos uma boa lasanha sem ser sempre o mesmo sabor a carne picada..

jinhos grandes

Receitas ao Desafio disse...

Olá, uma receita deveras original. Realmente, as fotos estão muito bem conseguidas. PMT

Receitas ao Desafio disse...

Só falto eu para entrar no desafio das lasanhas! Estou a ficar para trás!
Adorei a tua sugestão. E eu que adoro tudo o que tenha barbatana (ups, não é o caso da lula) e todo o molusco e marisco em geral.
já agora, parabéns pela excelente reportagem fotográfica! Bjs Patrícia

Isabel Salvador disse...

ficou excelente a foto gostei muito desta versão...bjokinhass