segunda-feira, 23 de maio de 2011

Creme de Caiota com Cenoura e Linguiça

Este fruto originário da América central é conhecido por diversos nomes: Chuchu no Brasil e Portugal Continental, Caiota ou Caioca no arquipélago dos Açores e Pimpinela no arquipélago da Madeira. A forma assemelha-se à de uma pêra e a casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, e a cor varia do branco ao verde bem escuro.

A Caiota é um fruto de sabor suave, fácil digestão, rico em fibras, pobre em calorias e constitui uma óptima fonte de potássio e de vitaminas A e C.

Não devemos comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e os descascamos crus, devemos fazê-lo debaixo de água corrente por terem um líquido pegajoso. Podem ser cozidos e refogados, podemos transformá-los em cremes, sopas, suflés, bolos ou saladas frias.

Informação recolhida da net, wikipédia



Quando a parte de baixo se estiver a abrir e a mostrar uma espécie de grelo, são excelentes para serem colocados na terra, na posição vertical. O chuchu ou caiota grelará, trepará e dará caiotazinhas grandes. É o que costumo fazer; depois de lavados, cortados e descascados, congelo-os.

Ingredientes

500g de caiota (ou chuchu)

100g de cenoura

1 batata

1 cebola

1 pedacito de linguiça (tamanho de um dedo)

600g de água



Preparação

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby durante 30 minutos, na velocidade 1, temperatura 100º. Depois, triturar tudo na velocidade 7, durante 1 minuto.



PMT




























5 comentários:

Sérgio Gomes disse...

Nunca comi chuchu mas há muito tempo que ando com vontade.
Acho que esta receita com todas as dicas é perfeita para eu começar.

Beijos.

Receitas ao Desafio disse...

Adorei o teu post. Muita gente desconhece a existência e versatilidade deste alimento. Costumo utilizá-lo na sopa, mas também faço um pudim de caiota e côco que fica muito bom. Deste-me uma ótima ideia.
Bjs
Boa semana
Patrícia

Ilídia disse...

Costumo pôr chuchu na sopa. Tenho alguns congelados, sempre prontos a utilizar. É um ótimo substituto de batata, pois é bastante menos calórico. Gostei imenso deste creme. O chouriço deve dar-lhe um sabor bem especial. Um beijinho

azoresgal disse...

que giro ainda ontem, vi no Food Network, o Srº Bobby Flay, a grelhar caiota, para acompanhar bifes grelhados :) jinhos Diana

Susana disse...

Tambem gosto de usar a caiota nas sopas, mas desconhecia que podiam ser congeladas! obrigada pela informação.

Beijinhos