segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Paté de atum e delícias do mar

Esta receita de paté já está comigo há alguns anos. Deu-ma a minha irmã mais velha, a quem, por sua vez, foi dada pela nossa prima Joana.
É, para mim, dos melhores patés caseiros que já comi... muito bom... e faz-se num instante! Acompanhado por tostas pequeninas ou bolachas Araruta e por um moscatel bem fresquinho... huuummm... só me lembra finais de tardes de verão, passadas na companhia de amigos, no telheiro, junto à churrasqueira ;)




Ingredientes
1 ovo
1 pitada de sal fino
1 c. chá de mostarda
1 c. chá de vinagre
pimenta branca moída (na hora) q.b.
óleo de girassol ou amendoim q.b.
1 cebola pequena
2 latas de atum
8 delícias do mar

Preparação
Começa-se por fazer a maionese, num copo alto, mas não muito largo, da seguinte maneira: coloca-se o ovo no copo e acrescenta-se a mostarda, o vinagre, o sal e a pimenta e, com a varinha mágica, mistura-se tudo até obter um líquido homogéneo. Entretanto, e com a varinha sempre ligada, vai-se adicionando o óleo, em fio, até obtermos a consistência de maionese. Em seguida, junta-se, por ordem, a cebola em pedaços e tritura-se com a varinha mágica, o atum (devidamente escorrido) e rala-se tudo novamente e, por fim, as delícias aos cubos. No final, e com o auxílio da varinha, mói-se tudo até obtermos um creme como o da seguinte fotografia.





Beijinhos e bom verão ;)

Maria

12 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

Entrada apetitosa. Vou experimentar com certeza. PMT

Fê Dayrell disse...

Eu também adoro patê de atum e assim 100% caseiro é realmente de comer e pedir mais.
bjo

Ondina Maria disse...

Muito cremoso. E gostei da mistura com as delicias do mar, deve ficar com um sabor "de praia" :)

Gisela disse...

Adoro pates caseiros, aliás são os que gosto mesmo, os embalados dispenso. E este parece delicioso
Um beijo

Receitas ao Desafio disse...

Meninas: já provei e comi muitos pátés, mas este continua a ser o meu preferido ;) Desculpem lá a franqueza... lol :)
Um beijinho para todas.
Maria

Ilídia disse...

Já é um clássico. Também é dos que faço mais vezes. E sim, lembra churrascos e moscatel e o teu telheiro ;)
Estou à vossa espera :)
Beijos

Santa Gastronomia disse...

Maria:
fiquei pensando o que são essas delícias do mar - o que se quiser de frutos do mar? Fiquei realmente curiosa, pois pelo que falou do patê, parece-me delicioso mesmo!

Bjinhus,
Sandra Bylaardt - Brasil

Receitas ao Desafio disse...

Sandra:
delícias do mar são um aglomerado de diversos peixes e mariscos, disponíveis em barrinhas congeladas, com aproximadamente 10 cm cada e o diâmetro equivalente a um dedo indicador. Essas barrinhas são brancas por dentro e laranja por fora. Têm a vantagem de ser vendidas congeladas, envoltas num plasticozinho. É só tirar uns minutos antes, tirar do plástico, deixar descongelar e utilizar.
Neste link pode ver o aspeto delas:
http://www.hipersuper.pt/wp-content/uploads/2011/01/del%c3%adcias_do_mar_pescanova.jpg
Um beijinho.
Maria

Luisa Alexandra disse...

Ficou bem apetitoso, cá por casa faz sempre sucesso!

Vanderleia disse...

Oi Maria adoro patê de atum.Essa delicias do mar no caso poderia ser subistituida por Kani kama.Pelo seu comentário para a Sandra é o que imaginei que fosse.Adorei a receita.Beijos e boa semana.

Anónimo disse...

Já fiz de atum e de delícias separadamente e são maravilhosos. A conjugação dos dois num único patê deve ser deliciosamente aglomeradora.
Good job!
Beijinhos e continuação de bom verão, apesar de os ares já se sentirem outros (pode ser impressão minha)
Patrícia

CC disse...

Este paté é realmente uma delícia! É sempre um sucesso.