domingo, 26 de junho de 2011

Uma combinação perfeita: morcela com maçã

Hoje trago-vos uma iguaria que servi no aniversário do Manuel. Uma combinação de sabores que, quanto a mim, resulta muito bem. E, pela forma como desapareceram, houve mais pessoas com a mesma opinião.
A fotografia está pouco cuidada, pois, como devem calcular, com a azáfama da festa, não houve tempo para grandes produções. Espero que gostem da sugestão.


Empadas de morcela e maçã
Ingredientes:
Massa folhada q.b. (penso que usei cerca de três rolos, do Continente)
1 morcela 
4 maçãs
1 gema
2 colheres (de sopa) de leite
spray de cozinha ou manteiga para untar as formas

Preparação:
Retire a pele à morcela, corte-a em pedaços, deitando-os no copo da Bimby. Ligue durante 4 segundos, na velocidade 5. Retire, coloque numa tigela e reserve.
Lave e corte as maçãs em quartos, retire-lhes as sementes, descasque-as, deite metade  no copo, ligue 5 segundos, na velocidade 5, e junte à morcela. Repita a operação com a restante maçã, junte também à tigela e misture muito bem.
Ligue o forno a 180 graus. Unte formas de queques e forre-as com um pouco de massa folhada. Dentro, coloque uma porção de recheio e cubra com um círculo de massa folhada, aconchegando bem (os meus círculos foram pequenos, por isso nota-se o recheio a "espreitar"). Pincele com a gema, desfeita no leite. Leve ao forno até estarem douradinhas. 

Fonte: Adaptado de Teleculinária Especial Robot de Cozinha, Março de 2011

Um beijinho e bom domingo.
Ilídia

10 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

Ainda bem que decidiste publicar esta iguaria. Foi uma combinação de sabores arriscada. Mas arriscaste muito bem. Eu pessoalmente pude provar estas empadas. Sim, empadas no plural porque não me fiquei só por uma.Dias de festa é assim mesmo. O pior é que parece que as festas nunca mais acabam.
beijinhos
Patrícia

São Ribeiro disse...

PARECEM SER BEM DELICIOSOS.
BOM DOMINGO
BJS

azoresgal disse...

Deve ter ficado muuuuuuuito bom mesmo, a morcela, com a maça "very savory" Parabens amiga, ideia genial !!!!!!!! jinhos Diana

Gabriel Fiorini disse...

Nossa, a cara está muito boa... e eu amo qualquer coisa de maçã, já fiquei com água na boca!!

Bjo

Susana disse...

Ilídia, esse casamento deve ser perfeito... dois ingredientes nada parecidos que ao se juntarem formam um belo festival de sabores! Gostei muito da tua sugestão.

Beijinhos

Formiguinha disse...

Olá Ilídia!

Não sou apreciadora de morcela mas acredito que devem ter ficado uma delícia. Uma sugestão bem diferente mas certamente saborosa, para quem aprecia claro.:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

paty disse...

Acredito que tenha ficado uma verdadeira delícia :))Beijinho

Gisela disse...

Morcela com maçã é uma combinação que adoro, é perfeito o contraste do doce da maçã, com o salgado da morcela.
Um beijinho

Carla Sousa disse...

Olá Patrícia e amigas, que bom voltar aqui e ver tanta coisa boa, especialmente estes salgadinhos e entradinhas que eu tanto adoro fazer e comer claro está. Morcela e maçã nunca me ocorreu, mas não ponho qualquer dúvida que combina. bjs e tudo de bom para todas

Lenita disse...

Uma excelente receita, de execução simples e rápida com com um ótimo resultado!
Bjs