segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Artisan Bread

Hoje trago aqui ao receitas ao desafio uma receita de pão que me interessa particularmente. Já à muito tempo que não fazia  e lembrei-me de fazer para apresentar a vocês. Se quiserem ver aqui no meu outro cantinho e outras mais que tenho por lá, logo ficam a ver a maravilha de massa que é. Não dá trabalho a amassar nem a tender pois é uma massa que não quer ser muito mexida e com ela podemos inventar mil e uma receitas.


Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco

1 colher de sobremesa rasa de sal grosso

700ml de água

1kg de farinha de trigo T65

PREPARAÇÃO:

Num recipiente de plástico (uso de plástico de 6 litros), colocar o fermento, o sal e a água. Mexer ou agitar. Juntar a farinha e mexer no centro, com uma colher de pau, até toda a farinha das bordas ficar incorporada.
Deixar levedar cerca de 2h, tapado, à temperatura ambiente depois vai para o frigorífico.



Com as mãos enfarinhadas de farinha de milho retirar uma bola de massa e cortar com uma faca ou tesoura  de cozinha. Fazer uma bola mexendo o menos possivel com a massa e deixar levedar por 40 minutos num tapete de celicone (ou pano de cozinha) polvilhado com farinha de milho e cobrir com um pano. Aquecer o forno e deitar um tacho de barro ou de ferro, ou um pirex com tampa.
Passados os 40 min. colocar a massa dentro do tacho e tapar( eu usei um tacho de barro), levar a cozer por 1 hora (ou mais depende dos fornos o meu como é a gás e é muito grande leva mais tempo), depois destapar para ganhar cor por mais uns minutos.

Retirar o pão e deixar arrefecer...se conseguir!

 Este pão fica delicioso parece mesmo um pão típico caseiro com uma crosta crocante e o interior muito macio.

Essa massa tem a particularidade de poder ser guardada no frigorifico até 15 dias e se poder retirar massa sempre e quando desejar.

Espero que gostem da sugestão...

Beijinhos
                                                                                                                                             Susana

6 comentários:

Unknown disse...

Nem de propósito. Ainda ontem falei à Patrícia deste pão. Já não faço há algum tempo e ando com saudades. Acho que elas vão gostar. Adoro também como massa de pizza. Bjs

Bichinha disse...

E se fica bom... com uma manteiga... uma desgraça é o que é.

Patrícia disse...

Deves ter lido os pensamentos da Ilídia ou ouvido a nossa conversa (estou a brincar) Ainda ontem ouvi maravilhas sobre este pão.
Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Faz crescer água na boca!!! PMT

Isabel Salvador disse...

que bom aspecto ficou o teu pão,maravilha,bjokinhass

Anónimo disse...

esse pao tem farinha de milho ou fuba' como queiram chamar