domingo, 23 de janeiro de 2011

Quadradinhos da Graça

Como o próprio nome indica, os quadradinhos são da Graça, porque foi esta amiga, de já alguns anos, que me deu a receita. Por serem deliciosos, de fácil execução e sempre elogiados, partilho-os convosco.

Ingredientes para a Massa:
2 pacotes de bolacha maria
Manteiga e leite (a gosto)

Ingredientes para o Recheio:

Nozes ou amendoins ou amêndoas torradas
Tablete de chocolate de culinária
1 lata de leite condensado

Trituram-se as bolachas na picadora, sem reduzir totalmente a pó. De seguida, numa tigela, coloca-se a bolacha triturada. Junta-se manteiga e leite a gosto e amassa-se até todos os ingredientes estarem ligados.
Coloca-se esta massa num tabuleiro previamente untado com manteiga ou margarina. Imediatamente por cima, dispõe-se  o fruto seco seleccionado, grosseiramente partido, e o chocolate picado aos bocadinhos (é mais fácil se se utilizar pepitas de chocolate negro).
Por fim, verte-se por cima destes ingredientes uma lata de leite condensado. Vai ao forno até o leite condensado começar a caramelizar ligeiramente.
Depois de frio, vai ao frigorífico uma ou duas horas antes de cortar aos quadradinhos. Colocam-se os quadradinhos em forminhas de papel.
Dica: Ao utilizar o amendoim, a receita fica mais económica. Se assim for, usar amendoim com sal porque vai "cortar" o doce do leite condensado e acrescentar sabor.
Patrícia

3 comentários:

Cozinheiras terceirenses disse...

Hummmmmmmmm! Onde será que já provei estes deliciosos quadradinhos??? ihihihih São uma delícia. PMT

Ilídia disse...

Felizmente já tive o prazer de degustar estas delícias!

Manuela © disse...

Patrícia, acho que vou fazê-los em breve :)