segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pizza no forna a lenha com molho de tomate “alemão”


      Pizza é um prato muito apreciado cá em casa. Desta vez, decidimos fazer Pizza no forno a lenha, mas colocando a massa diretamente sobre a pedra do forno. Resultado: uma pizza muito, muito boa! A massa torna-se estaladiça e com um sabor único.

     A massa foi preparada sem a ajuda da Bimby, pois cá em casa consideramos que a Bimby faz as massas para a Pizza… boas e não excelentes. O molho de tomate já foi preparado na Bimby; no entanto, em vez do molho de tomate do livro base da Bimby, decidimos seguir uma receita de molho de tomate para Pizzas que se encontra num fórum alemão para Bimby (na Alemanha a Bimby não é conhecida por tal nome, mas sim por “Thermomix”). Consideramos este molho muito melhor que o do livro base. Têm de experimentar.

     Decidimos cobrir a Pizza com bacon, azeitonas, pimento vermelho e, claro, queijo (flamengo).



Massa (para 2 pizzas):

500 gr de farinha
1 carteira de fermento Fermipan
300 ml de água morna
75 ml de azeite
Sal qb
1 colher de chá de açúcar

***Envolver a farinha com o fermento, sal e açúcar. Fazer uma cova no meio e colocar a água morna. Juntar o azeite. Amassar com as mãos até obter uma massa lisa e elástica. Deixar levedar a massa por cerca de 3 horas.


Molho de tomate:

200 gr de cebolas
4 dentes de alhos
35 gr de azeite
1 lata de tomate pelado (390 gr)
140 gr de concentrado de tomate (bisnaga)
1 colher de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 folha de louro
3 colheres de chá de especiarias para Pizza
Sal
Pimenta



***Coloque no copo o azeite, cebola e alho e triture 10 seg., Vel. 5. Limpe as paredes do copo e depois programe 3 min., Vel. 1, Temp. 100º. Juntar os restantes ingredientes e programe 15 min., Temp. 100º, Vel. 1. Retire a folha de louro e triture durante 20 seg., Vel.8.




PMT






 

 

 

7 comentários:

Isadora disse...

que pizza maravilhosa!!!!!!!!!! forno a lenha faz toda a diferença...a massa parece bem crocante e a cobertura deliciosa! quem não gosta de uma pizza?

Ondina Maria disse...

Oh, isto não se faz!!!! Não é justo! Pizza em forno a lenha???? Já me estou a salivar!!!! Também quero, uma inteira e enorme só para mim, pode ser?

Anónimo disse...

Já lhe imagino o cheiro a sair de um forno assim:)

Susana disse...

Olá PMT ;)
Abriste-me o apetite para fazer pizza no forno a lenha. Aliás já fiz, mas acho que nunca publiquei fica deveras deliciosa e o forno tem a capacidade de aromatizar os cozinhados.
Ontem o meu filho pediu-me para fazer pizza, mas ainda não acentei direito das férias ;)mas se calhar de hoje não passa (até porque o tempo não convida a banhos:)
Parabens, gostei muto da tua pizza.

Beijinhos e continuação de bom descanço.

Unknown disse...

Olá, menina!
Que maravilha! O ano passado fizemos, no forno da minha mãe. Não têm nada a ver com as convencionais, realmente.
Também não faço o molho nem a massa do livro base. Costumo fazer a massa do livro Bimby Itália, fininha e estaladiça. Quanto ao molho, fica prometido, da próxima vez, experimento o teu.
Beijos para ti e para os teus "homes".
Ilídia

Gisela disse...

Pizza em forno de lenha?? Fantástico, adoro.
Um beijinho

Anónimo disse...

Esse forno é uma maravilha! Só tentações a sair dele!
E vou experimentar o teu molho. Deixaste-me curiosa.
Um beijinho.