segunda-feira, 9 de julho de 2012

Goraz Assado no Forno a Lenha


    Olá, 
    Não é todos os dias que usamos o forno a lenha, pois leva, mais ou menos, uma hora a queimar lenha para se preparar o devido calor que assará o rico manjar dos deuses. Pois bem... 
  Amanhem o peixe (já vinha arranjado do Hiper = sem tripas nem escamas). Lavem-no em água corrente e deem-lhe dois ou três cortes no dorso de ambos os lados. Este Goraz tinha dois quilos e deixei-o a temperar de um dia para o outro, mas podem fazê-lo no próprio dia a marinar umas horas. Coloquem-no numa assadeira e temperem-no com sal grosso, pimenta e alho moídos, especiarias (daquelas para grelhados), e sumo de um limão.
    No dia seguinte (ou no dia), coloquem batatinhas descascadas à volta e salpiquem-nas com sal fino e pimenta moída.
     Cortar duas cebolas e metade de um pimento verde às rodelas, salsa picada. Deitar um pouco de água, tomatada e azeite sobre o peixe e batatas.
     Inicialmente, tapei a assadeira com folha de alumínio para ir ao forno a lenha durante cerca de 20 minutos; depois retirei a folha e continuou a assar mais meia hora. Não foi necessário virar o peixe, apenas as batatas.
     Esta receita pode ser feita num forno habitual de cozinha. Esta foi apenas uma experiência que correu bem e soube ainda melhor!!! Bom apetite.


PMT




5 comentários:

Ondina Maria disse...

Que maravilha!!! Adorava ter um forno a lenha, especialmente para cozer pão. Mas lá está, só o tempo que demora a conseguir o calor, bem que tinha que fazer fornadas para vender :p

foodwithameaning disse...

Acho que vou passar a telefonar-te muitas maid vezes. Falar do forno de lenha e da forma como o rentabilizas deu-te estímulo para publicares esta receita de se tirar o chapéu. Estou maravilhada (e ainda a salivar). Ainda bem que partilhaste connosco.
Um abraço.
Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Que maravilha de peixe!
Adorei a sugestão!
Bj.
Maria

Tixa disse...

Que maravilha! Tenho ciumes do forninho assim:)

Receitas ao Desafio disse...

No dia anterior, quando falei pelo telefone com a Ilídia, já lhe tinha dito que tinha tirado fotos desta receita, mas não sabia se tinham ficado em condições. Também tinha uma receita de "Arroz à Valenciana" e só não a publiquei porque as fotos ficaram tremidas. Paciência. Desta vez, tirei fotos de jeito. Ainda bem que gostaram. PMT