terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pizza de atum e queijo da Ilha


Esta é a combinação preferida do meu marido. E, tenho de reconhecer, é muito boa. Feita com dois ingredientes da bonita ilha de S. Jorge: o queijo e o atum com orégãos, que me foi oferecido pela minha amiga Maria, também cozinheira deste blogue. Obrigada, adorei :)


Pizza de atum e queijo da Ilha
Massa:
200 g de água
50 g de azeite
1 colher de chá de sal
400 g de farinha (200 g de farinha de trigo + 200 g de farinha de espelta)
20 g de fermento de padeiro (ou meia saqueta de fermento seco, tipo Fermipan)

No copo, coloquei a água, o azeite e o sal e programei 1 minuto, 37 graus, velocidade 2.
Adicionei a farinha, o fermento e programei 2 minutos, velocidade espiga.
Deixei levedar num local morno até dobrar de volume.
Estendi a massa, com as mãos, sobre o prato, untado e enfarinhado. Pincelei com o seguinte molho e recheei.
Molho:
1 lata de tomate
2 dentes alho
50g azeite
sal, pimenta, açúcar e orégãos q.b.
Picar alhos 5seg, vel 5
Juntar azeite 5min, temp.100, vel 1
Adicionar o tomate e temperar a gosto com os restantes ingredientes. Misturar 10seg, vel 3
Cozinhar 5min, temp. varoma, vel 1
Bater tudo 25 seg, vel 6

Sobre o molho, coloquei os seguintes ingredientes, pela ordem indicada: atum com orégãos, cogumelos, queijo de S. Jorge, ralado e tiras de bacon. Levei ao forno.
Imagem retirada daqui.

Aproveito para desejar a todos quantos por aqui passam um ano de 2012 muito feliz. 
Beijinhos, Ilídia


7 comentários:

SarinhaT disse...

Que bela pizza. Irresistível mesmo. Beijocas

Babette disse...

Ficou realmente apetitosa. E muito açoriana ;)
Babette

são33 disse...

QUE DELICIA DE PIZZA , TEM TUDO PARA ME AGRADAR.
BJS

foodwithameaning disse...

Desconhecia estes novos produtos Santa Catarina. Como Açorianas que somos temos de divulgar o que é nosso. Fizeste-o de uma forma muito apetitosa.
Beijos
Patrícia

Carla Sousa disse...

Olá Ilídia. Eu sou uma grande fã do queijo da Ilha. Tenho a mania de susbtituir todos os outros por este, pois acho que fica bem em qualquer prato. A pizza ficou perfeita! Agora aproveito para te desejar a ti à Maria, à Belina, à Patrícia, acho que nao me esqueci de ninguém daqui, um Feliz Ano Novo com tudo de bom que merecem. bjs meus do coração. carla sousa

Luisa Alexandra ♥ disse...

Que maravilha de aspecto!

Continuação de Boas Festas!

Receitas ao Desafio disse...

Que aspeto... yumi!
Quero uma destas um dia destes... e levo novamente o atum Sta. Catarina!
Maria