quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma tarte de maçã para receber o outono

Gosto do outono. Gosto dos dias mais curtos, que convidam ao recolhimento. Gosto da aragem fresca, que nos obriga à camisola de malha. Gosto da mantinha no sofá. Gosto dos tons ocre e avermelhados de que a natureza se veste. Gosto da cama de folhas nos jardins. Gosto das castanhas. Das abóboras. Das tartes de maçã, acompanhadas por uma chávena de chá, enquanto o vento assobia lá fora.


A receita desta tarte foi-me dada pela minha cunhada Cristina, que a fez para um dos nossos almoços à beira da piscina, durante as nossas últimas férias no Norte. É bastante fácil e muito saborosa. Uma espécie de tarte upside down.

Ingredientes:
1 rolo de massa folhada
5 ou 6 maçãs
açúcar (usei amarelo) e canela q.b.

Preparação:
Forra-se uma forma de tarte com papel vegetal, untado com manteiga. Sobre este, espalha-se o açúcar e a canela e dispõe-se a maçã. Cobre-se tudo com massa folhada, como se esta fosse uma tampa. Leva-se ao forno a cozer. Desenforma-se a tarte para o prato de servir, virando-a ao contrário.
Descascam-se as maçãs e cortam-se às fatias finas. 

N.B. Tenham cuidado ao desenformar a tarte, para que não derrame líquido.

Ilídia

16 comentários:

Nelinha disse...

Eu também gosto do Outono mas ele teima em chegar (por aqui ainda está bastante calor), mas para esta tarte pode ser feita em qualquer altura... Deliciosa!!!

Beijinhos

Ana disse...

Olá

Eu gosto dos dias compridos, por vezes também gosto do frio, mas sem dúvidas que fico mais tristonha com os dias a terem menos luz.

A tarte essa adorei, simples, mas uma excelente combinação.

Beijinhos

Unknown disse...

Não poderias receber o Outono de melhor forma. A tua tarte ficou maravilhosa. Que aspecto...mais...TENTADOR! Tambem quero...

Beijinhos

Sara Ramos disse...

O Outono está aqui muito bem representado. Uma maravilha. Beijocas

Lina disse...

Também adoro o Outono e já o saudei lá no meu blogue, inspirei-me numa decoração tua...Esta tarte caracteriza bem esta estação, acompanhada de uma chávena de chá fumegante e um bom livro é o cenário perfeito.
Beijinhos

Cindy disse...

Adorei a tua tarte,e nos dias mais fresquinhos nada melhor..
beijinho

Carla Oliveira disse...

Adoro tarte de maçã!
Ficou fantástica.
Beijinhos

Mónica Silva disse...

Também gosto do Outuno já o inverno não me agrada muito simplesmente por causa da chuva :) Esta tarte apesar de simples, tenho a certeza que é muito saborosa.

Beijinho

Anónimo disse...

É uma sugestão bem diferente da que conheço!
Beijinhos

Susana disse...

Ilídia, fiquei bastante intrigada com essa tarte e sendo com maçã tenho mesmo que fazer. Também gosto do outono, apesar de preferis os dias grandes e solaguengos de verão, sabe bem estar enroladinha no sofá com uma mantinha bebericando um chá quente e se acompanhado com essa tarte ainda melhor.

Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

A tarte está magnífica, é uma versão que me agrada imenso, bem como a época do ano em que estamos a entrar!

Receitas ao Desafio disse...

Ilídia, já sabes a minha opinião sobre o outono.É uma estação que não se define. Nem é peixe nem é carne. Nem é frio nem é quente. É uma transição com a qual lido um pouco mal porque associo-a a mudança de vestuário, a renovação de roupeiros e a ácaros - dos quais sou profundamente alérgica.
Mas não sou nada alérgica a esta tarte.:)
Já me tinhas falado na receita e fiquei logo fã pela simplicidade e rapidez da mesma.
Um beijo
Patrícia

Carla Sousa disse...

Como diz aqui a vizinha de cima, também não sou nada alérgica a tarte de maçã. Ja fiz mas de outra forma, a tua está bem descomplicada como eu gosto. Ainda por cima a minha sogra teimou em dar-me um rolo de massa folhada que dizia que ía acabar o prazo e não ía faze-la e agora chego aqui e pimbas, simples, já tem destino. bjs

Inês Ginja disse...

E assim se recebe o outono da melhor forma! Uma tarte de maçã. Quando penso em outono e cozinha, penso em doce de abóbora e tarte de maçã e canela.
Um beijinho.

Babette disse...

Foram dois lados da mesma moeda... Eu optei por me despedir do Verão. A Ilídia por receber o Outono. No final, dois doces que celebraram bem esses momentos.
Babette

Gisela disse...

Uma tarte original de se fazer, já fiz mas coloco a massa e só depois o resto.
Também gosto do Outono e do Inverno, são estações de aconchego que eu gosto imenso.
Um beijinho