Há já algum tempo que não deixava aqui uma sobremesa. Desta vez, um cheesecake de banana, uma solução saborosa para aproveitar bananas que estejam demasiado maduras.
para a base:
250 g de bolachas digestivas
75 g de manteiga sem sal
para o cheesecake:
4 bananas médias maduras
60 ml de sumo de limão
700 g de queijo-creme, à temperatura ambiente
6 ovos (usei caseiros)
150 g de açúcar amarelo
para o molho:
100 g de manteiga sem sal
125 ml de mel de cana
75 g de açúcar castanho-claro
1 forma de bolo, sem buraco, de 23 cm
1 assadeira, para o banho-maria
Pré-aqueça o forno a 170 graus e coloque uma chaleira ao lume. Embrulhe o exterior (fundo, lados e topo) da forma com papel de alumínio. A ideia é revesti-la bem, para proteger o cheesecake quando for a cozer em banho-maria.
Triture as bolachas digestivas com a manteiga, até obter uma mistura arenosa que começa a formar grumos, e comprima-as no fundo da forma. Guarde no frigorífico e limpe bem o processador de alimentos.
Esmague bem as bananas com um garfo, junte o sumo de limão e reserve por alguns momentos.
Bata o queijo-creme até estar macio e junte os ovos e o açúcar. Por fim, junte a banana esmagada e o sumo de limão, triture tudo no processador de alimentos, até obter uma mistura macia.
Retire a forma do frigorífico, coloque-a no meio de uma assadeira e deite o recheio de queijo-creme na forma.
Agora, coloque a assadeira e a forma no forno e deite a água a ferver na assadeira, até meio da forma. Deixe ficar no forno 1 hora e 10 minutos, verificando após 1 hora. O meio do cheesecake deve ainda tremer, mas parecer firme por cima.
Retire o cheesecake do forno e, ainda com as luvas, retire a forma do banho-maria e deixe arrefecer. Retire cuidadosamente as camadas de papel de alumínio e deixe-o continuar a arrefecer.
Coloque o cheesecake no frigorífico, mas não o tape enquanto não arrefecer bem. Deixe ficar durante a noite e lembre-se de o retirar cerca de meia hora antes de servir.
Para o molho, derreta a manteiga com o mel de cana e o açúcar, numa frigideira, sobre lume brando, até tudo fervilhar, durante cerca de 1 ou 2 minutos (vá vigiando). Obterá uma mistura espumosa e âmbar, como mel líquido. Deixe arrefecer ligeiramente antes de deitar numa caneca pequena, onde deverá arrefecer mais. Engrossará ao arrefecer.
Para ajudar a desenformar o cheesecake, passe uma espátula pelo rebordo superior, antes de o retirar da forma e coloque-o num prato, de preferência com rebordo.
Bata o molho na caneca e regue o cheesecake, deixando algum para cada pessoas adicionar à vontade.
Nota: Pode fazer o cheesecake com 2 ou 3 dias de antecedência e guardá-lo no frigorífico, enformado, coberto com película aderente. O molho poderá ser guardado no frigorífico até 1 mês.
Ilídia
7 comentários:
Depois do teu cheesecake de limão e pistáchios acho que me tornei fã desta sobremesa, pelo menos feita pelas tuas mãos. Esta receita sendo da Nigella ainda me alicia mais.
Amiga, as fotos estão de babar!Parabéns.
Patrícia
Ficou fantástico...
Impossível resistir...
Gostei...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...
Esta simplesmente fantástico, não sou grande apreciadora de banana mas não resistia a esta maravilha.
bjs
Afinal vejo que o problema do blogue já foi resolvido! Ainda bem. A ver se tomo vergonha e passe a vir cá mais vezes ;)
O cheesecake tem mesmo um aspeto delicioso, acho que vou deixar debaixo de olho. Adorei e se o Samuel o vir, então é que nunca mais me dá descanso ;)
Beijinhos
Susana, afinal foi fácil. Segui a sugestão que uma leitora deixou no teu blogue e mudei o perfil do blogue para o Google +.
Beijinhos,
Ilídia
Fiquei a babar! Nunca me daria para fazer um cheesecake de banana, mas agora que vi este, parece que sempre fez sentido :-) obrigado pela ideia! Adorei!
Tem um aspecto apetecível.
Beijinhos
http://receitaspanelaferro.blogspot.pt/
Enviar um comentário