sábado, 2 de junho de 2012

Um frango domingueiro

"Frango assado é igual a Domingo, independentemente de o comer ou não. Há qualquer coisa nesse aroma atravessando a casa para me fazer recordar bebés ao colo e o ruído dos papéis amachucados que marcam sem palavras um dia de descanso dedicado à família."
Sophie Dahl


Ingredientes:
1 frango do campo
sal e pimenta
erva-do-caril q.b. (Helichrysum italicum) - estragão, na receita original (creio que ficará igualmente bem com outra erva, como tomilho ou alecrim)
azeite
1 limão
1 folha de louro
6 dentes de alho, descascados

Aqueça previamente o forno a 200 graus.
Lave o frango e seque-o suavemente. Tempere-o. Retire com cuidado a pele, usando as mãos, mas se for mais fácil, comece com a faca. Não a separe completamente, para ter lugar para as ervas aromáticas que vai colocar, debaixo da pele, depois de picadas. Esfregue o frango com azeite. Corte o limão ao meio e meta-o na cavidade, juntamente com a folha de louro e os dentes de alho, com a pele. Coloque o frango no tabuleiro e leve-o ao forno durante uma hora e meia.

Fonte: As voluptuosas receitas de Miss Dahl, de Sophie Dahl

Servi com batatinhas novas e chalotas salteadas com alho:
Cozi as batatas, em água e sal. Num wok, coloquei 3 colheres de azeite. Juntei 3 dentes de alho, picados, e as chalotas. Tapei e deixei cozinhar até as chalotas estarem transparentes, sacudindo o wok de vez em quando. Juntei as batatas, previamente cozidas (mas rijas), e deixei cozinhar mais 2 minutos, até as batatas adquirirem o sabor das chalotas e do alho.

Bom fim de semana.
Ilídia

5 comentários:

Sabor no Prato disse...

Que franguinho gostoso, hummm.

Um abraço, Fabiana
http://sabornoprato.blogspot.com

Luisa Alexandra disse...

O aspecto caseiro é mesmo tentador!

Gisela disse...

Tenho essa receita marcada para fazer, deve ficar uma delicia, e com frango do campo ainda melhor
Um beijinho

Susana Antunes disse...

Uma sugestão que faz lembrar os dias em família...
Ficou encantador...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Anónimo disse...

É verdade... Frango assado combina com Domingo. Este frango está belíssimo! As batatinhas e cebolinhas deram um ótimo aspecto na apresentação.