Espero nenhum leitor deste blogue seja nutricionista. Ficaria estarrecido com esta receita :) Tenho consciência de que esta é daquelas receitas erradas. Carne, ovos, bacon. Uma festa de proteínas. Quase as conseguimos ouvir a rir, de forma maquiavélica, felizes por estarem a contribuir para o nosso mau colesterol. Ah! Ah! Ah!
Sejamos surdos por uma vez e deliciemo-nos com esta bomba proteica.
Rolo de Carne da Mãe do Ed
(Adaptado de Cozinha - o coração da casa, da Nigella Lawson)
Ingredientes para 4 a 5 pessoas:
3 ovos
2 cebolas, 250 g no total
2 colheres de sopa de manteiga ou banha de pato (usei azeite)
1/2 colher de chá de sal fino
1/2 colher de chá de molho inglês
500 g de carne moída
50 g de pão ralado
100 g de bacon
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Coloque água a ferver numa panela e coza 2 ovos durante 7 minutos. No final, passe-os por água fria.
Descasque e corte as cebolas e aqueça o azeite numa frigideira. Aloure as cebolas em lume brando, salpicadas com sal, durante cerca de 15 a 20 minutos ou até estarem douradas e terem absorvido a gordura. Transfira para uma taça para arrefecer.
Junte o molho inglês e a carne picada num recipiente e, quando a mistura das cebolas já não estiver quente, adicione-a também e mexa tudo com as mãos. Junte o ovo cru e mexa novamente antes de deitar o pão ralado.
Divida a mistura em dois e, na assadeira, faça a parte de baixo do rolo de carne, acamando a carne picada numa forma oval achatada. Descasque e coloque os dois ovos bem cozidos em fila no meio do rolo.
Molde a restante carne por cima dos ovos. Faça pressão no rolo de carne para que não fique com buracos, mas não exagere.
Cubra o rolo de carne com tiras de bacon, prendendo das pontas debaixo da carne o melhor possível, para que estas não encaracolem no forno.
Cozinhe durante 1 hora, até que os sucos saiam claros e,depois de o retirar do forno, deixe repousar cerca de 15 minutos.
Acompanhei com puré de batata, espinafres salteados e um pouco deste chutney.
Bom fim de semana
Ilídia
13 comentários:
Huuummmm... tão bom!!!
Que se lixe o concentrado proteico... não há dúvida que estes pratos são os que nos sabem melhor!!!... A experimentar um dia destes ;)
Bj.
Maria
Eu adoro receitas "boas para o colesterol".
Que delícia de receita,bom final de semana beijos
Bem, que bomba! Isso deve ter a quantidade de proteína necessária para um mês. Mas um dia não são dias e o aspeto é ótimo!
Beijinhos
Que belo aspeto tem este prato. Come-se num dia e o resto do mês faz-se dieta!
É DAQUELAS BOMBAS QUE SABEM BEM, QUE SE DANE DE VEZ EM QUANDO SABE BEM.
ESTA EXCELENTE.
BOM FIM DE SEMANA
BJS
Colesterol á parte, tem um aspecto delicioso :)
Beijinho
Oh pah porque é que tudo o que faz mal sabe sempr melhor... e esse vai ser guardado é para ajudar á dieta...lolol
Bjinhos
Bom fim de semana
As Papinhas dos Babinhos
pois é... ...este prato é uma festa de protainas e uma festa para os sentidos
:)
Delicioso!
O ovo a marcar a sua presença no meio da corte de proteínas. Foi um manjar, sim senhora, para os deuses aí de casa.O P. deve ter adorado(homem que é do norte gosta de carne).Acho que para compensar nos próximos dias vão sair da tua cozinha umas saladinhas, certo?
Um abraço de fim de semana.
Patrícia
Obrigada a todas pelos vossos comentários.
Patrícia, na verdade, este rolo foi feito há meses. E não, nem por isso comi só saladas nos dias seguintes :( Para a semana é que vai ser :) Espero...
Beijos para todas
Ilídia
Um dia não são dias ;)
E consolam a alma...
Babette
Enviar um comentário