quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bugango Açoriano à Açoriana

Cortar o bugango em 4 partes (como a casca é dura, usei um serrotezinho), retirar-lhe as pevides (que depois de secas e semeadas dão o fruto), lavá-lo e colocá-lo a cozer num tacho coberto com água. Temperar com sal q.b., 1 dente de alho e metade de 1 cebola inteira para dar gosto. Mais no fim da cozedura deitar um fio de azeite. Servir e degustá-lo com uma ou duas colheres de açúcar.




PMT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Moganga (na Madeira), mogango ou bugango (nos Açores) e moranga (no Brasil) é o nome, possivelmente com origem na língua quicongo, dado a algumas variedades de abóbora das espécies Cucurbita maxima[1] (Açores e Brasil) e Cucurbita ficifolia[2] (Madeira), de polpa alaranjada e casca canelada, dura e raiada de amarelo quando madura. Estas variedades de abóbora são muito apreciadas na Macaronésia e no Recôncavo Baiano.

As plantas são de hábito rasteiro e crescimento indeterminado, com ciclo vegetativo de 80 a 90 dias. Os frutos são de cor verde-escuro com estrias de amarelo vivo a bege. A forma do fruto é globular, relativamente alargada e em geral com gomos bem vincados que lhe conferem uma forma canelada, com um peso entre 2 e 3 kg.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia tal. Tive mesmo que ir investigar.
Beijinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

AQUI COMEMOS A MORANGA ASSIM MESMO COM AÇÚCAR É DELICIOSO!

Receitas ao Desafio disse...

PMT, gostei muito do teu post. Nunca experimentei bugango, mas sou fã incondicional de abóbora.Deve ter um sabor parecido ao da abóbora, não?
Apreciei o pormenor do açúcar por ser gulosa (o que devem ter visto através da minha receita de doce de amora)
patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Olá, Pat! O sabor é um pouco diferente do da abóbora. Experimenta.Vale a pena.PMT

Mónica Silva disse...

Isto é uma novidade, mas na verdade o aspecto é convidativo.

Beijinho

Babette disse...

Mais uma novidade insular ;
beijo
Babette

RUTE disse...

Que original!
Nunca tal tinha ouvido falar mas adorei a forma de confeccionar e o aspecto ao servir. Deve ser delicioso. Arriscava colocar um povilho de canela. Deve ficar bom, não?
Beijinhos.
Rute