segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Biscoitos Finos segundo A Mulher na Sala e na Cozinha


Os livros e os escritores são o espelho das épocas.

A Mulher na Sala e na Cozinha, que se caracteriza por ser um livro de receitas, pretende igualmente formar as donas de casa na arte da etiqueta e do bem receber e fá-lo de forma transversal, intemporal até.
Este exemplar de autoria de Laura Santos autodefine-se, nesta 16ª edição, como " o mais popular e divulgado livro de culinária português". Fica aqui a modéstia de parte. Só o leitor poderá asseverar isso. O que é facto é que este livro faz parte das bibliotecas de cozinha e tem passado de geração em geração, de mães para filhas, como é o meu caso. Tenho uma edição mais recente mas resolvi mostrar-vos esta que transpira antiguidade e uso. E para que serve um livro se não para ser folheado, absorvido e, neste caso, materializado em iguarias reconfortantes que cheiram a lar?


Resolvi fazer estes biscoitos para saboreá-los com a família.
Como a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas cozinhas para nos simplificar a vida, recorri à Bimby, que misturou todos os ingredientes abaixo indicados num ápice. Mas não abdiquei da ajuda de mãozinhas pequeninas e habilidosas para me ajudar a estender a massa e fazer estas argolinhas.


500 gramas de farinha
250gr de açúcar (reduzi para 100)
100 gramas de manteiga
1 gema e três claras

Colocam-se todos os ingredientes na máquina durante 2 minutos na velocidade espiga.
Estende-se a massa numa superfície enfarinhada e fazem-se argolinhas.
Polvilham-se com açúcar pilé.
Fiz três coberturas: uma com açúcar pilé, outra com açúcar granulado e outra com açúcar pilé ao qual adicionei um pouco de água para ficar com aspeto de calda. Experiências!!! Gostei das três versões.
Vão ao forno a cozer em tabuleiros forrados com papel vegetal.

Desejo-vos uma boa semana!

Patrícia

17 comentários:

Sara Ramos disse...

Que lindos biscoitos Patricia.
O livro é uma reliquia.
Adorei.
Beijocas

Inês Ginja disse...

Ficaram lindas as argolinhas! Comia uma de cada cobertura para provar, parecem deliciosas.
Um beijinho.

Mónica Silva disse...

Que biscoitos lindos Patrícia.

Beijinho

Luisa Alexandra disse...

Que lindos ficaram os teus biscoitos!

Receitas ao Desafio disse...

Gostei mt. Os frutos...são tâmaras? Se são...gostaria de saber se me poderás arranjar um pezinho. Obrigada. PMT

Unknown disse...

Adorei esses biscoitinhos...que aspecto maravilhoso eles têm. Nham nham...

Adorei a tua plantinha, é muito gira.

Beijinhos

Ilídia disse...

Como sabes, também adoro estes livros de outros tempos, cheios de História. Poderiam ser objetos de estudo sobre a condição feminina nos anos 60/70:) Tenho a 14ª edição deste e, apesar de raramente confecionar uma receita dele, adoro lê-lo (principalmente os capítulos dedicados à etiqueta, à arte de bem receber, ao prazer de pôr a mesa, de colher flores para enfeitar a casa...) Identifico-me com tudo isso, apesar de viver no século XXI. No fundo, acho que sou uma mulher antiquada :)
Os biscoitos ficaram muito bonitos. E aposto que a Vivi adorou meter as maõzinhas na massa. O Manel adora. Diz que é plasticina :)
Um beijo e boa semana.

Receitas ao Desafio disse...

PMT, o arranjo na retaguarda do cestinho de biscoitos são galhinhos de uma roseira que dá estes barris muito bonitos. Se pegarem de galhinho, posso dar-te uns pezinhos. Esta é uma roseira especial porque foi enxertada e dá rosas de três cores diferentes.
Bj
Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

É mesmo uma roseira especial, pois não sabia de tal característica.Obrigada. Aceito um pezinho quando for altura da poda. bjs. PMT

Manuela © disse...

Esses livros assustam-me um bocadinho, principalmente as dicas para mulheres submissas hehe

Adorei a receita, o pormenor das rendas e paninhos bordados a ponto de cruz... Coisas de mulher prendada e dedicada ao seu enxoval :)

Ana disse...

Acho que livros assim têm uma magia especial.
Os biscoitos ficaram muito bonitos.

Beijinhos

Paula Pacheco disse...

Nossa que livro, já pesnou isso nos dias de hoje? Seus biscoitos ficaram de ótimo aspecto,
bjs
Paula

Santa Gastronomia disse...

Olá, Patricia!
Vim conhecer o seu blog e já estou levando algumas receitinhas, tá!?

Bjinhus..

Receitas ao Desafio disse...

Queridas cozinheiras.
Vocês mimam-me com os vossos comentários. Este livro, de onde retirei a receita dos biscoitos, apesar de ser uma obra de época, cuja marca está bem evidente no seu início, nomedamente no que diz respeito à visão do modelo feminino de dona de casa, é essencialmente um livro de receitas, daí o seu carácter intemporal.
Muitos outros existem, mas lembrei-me deste desta vez.
Beijinhos a todas
Patrícia

Lina disse...

Olá, Patrícia!Gosto muito destes livros de outros tempos, além de outros objectos.As receitas às vezes são um pouco pesadas, noutro dia estava a desfolhar um livro de receitas dos anos 70 e deparei-me com uma receita que levava 42 ovos, uma autêntica bomba para as nossas artérias...Mas estes biscoitos são mais leves e com certeza deliciosos, além de terem sido a alegria para uma criança, a fazer e a comer!
Beijinhos

Alice disse...

Olá Patrícia:)
Gosto tanto destes livros velhinhos, cheios de manchas de gordura e gastos de tantas vezes foram folheados! Este por acaso não conhecia, mas a minha mãe tem alguns outros exemplares que também ensinam a etiqueta e os bons costumes do receber bem, como o "Tesouro das Cozinheiras" da Mirene, por exemplo! Tenho que ver se encontro esse:)
Os biscoitos estão muito bonitos e devem ser maravilhosos, para além de viciantes!!
Beijinhos:)

Prata da casa disse...

Dei de "caras" com o teu blog e só vi maravilhas. Estes biscoitos ficaram lindos. ( Se me quiseres visitar ,sê bem vinda)
B
Márcia