sábado, 20 de abril de 2013

Bolo chiffon de chocolate da Babette

Penso que já aqui o disse: "não sou grande fã de chocolate". Mas em alturas de maior stress e pressão, só me apetece comer coisas de chocolate.
Após uma semana ensombrada por uma enxaqueca, que persistiu seis dias consecutivos, no sábado fui para a cozinha relaxar. E, qual artista, foi só "criar". Preparei uma sopa, dois pratos principais (que deram para o fim de semana e para dois almoços no trabalho) e, só faltava um bolo. Claro que, depois de uma semana assim, só podia ser de chocolate!
Fui à "gaveta das receitas dos blogues" e tirei de lá este magnífico bolo da Babette. Uma autêntica delícia! Foi um enorme sucesso cá em casa, assim como junto daqueles que o provaram.
Ei-lo, então.


 Ingredientes - bolo
1 e 3/4 de chávena de chá de farinha
1/2 chávena de chá de óleo
3/4 de chávena de chá de cacau
2 c. chá de fermento
3/4 de chávena de chá de água a ferver
1/4 de c. chá de bicarbonato
1/2 c. chá de essência de baunilha
1 e 3/4 de chávena de chá de açúcar
7 ovos
1 pitada de sal fino

Ingredientes - cobertura
2 embalagens de queijo creme (tipo Philadelphia)
1 lata de pêra em calda
3 c. sopa de calda da pêra
 80 gr de açúcar confeiteiro


Preparação
Dissolve-se bem o cacau na água a ferver. Reserva-se.
Numa taça grande, coloca-se a farinha misturada com o fermento, abre-se um buraco no centro e adicionam-se todos os outros ingredientes, com exceção das claras e do bicarbonato. Bate-se muito bem com a batedeira durante 10 minutos (eu não respeitei esta regra, porque a minha batedeira começou a aquecer), até obter uma mistura fofa. Acrescenta-se depois o chocolate dissolvido e bate-se mais um pouco.
À parte, batem-se as claras em castelo com o bicarbonato, para depois as envolver delicadamente, com uma colher de pau, na massa anterior.
Verte-se esta massa, em quantidades iguais, para duas formas de 24 cm (outra regra que não respeitei: fiz tudo numa forma, pois não tinha duas iguais), devidamente untadas com manteiga.
Vai ao forno a cozer (teste do palito).
Desenforma-se morno/frio.
Entretanto faz-se o recheio. Colocam-se todos os ingredientes (exceto a pêra) numa taça e bate-se com a batedeira, até obtermos um creme espesso.
Corta-se o bolo transversalmente em duas partes iguais e recheia-se uma das partes. Sobrepõe-se a segunda e barra-se todo o exterior com o restante creme. Enfeita-se com fatias finas de pêra.



Bom fim de semana a todos quantos nos visitam.

Maria

10 comentários:

Teresinha disse...

Maria
Apesar de eu não poder comer chocolate(por proibição médica!) gostei de ver a tua receita. Quanto ao bolo, é o mesmo que eu faço, aprendi a fazê-lo em Moçambique, mas recheava-o e cobria-o com creme de chocolate. Este recheio, para mim, é melhor do que o que o meu. Hei-de experimentar esta receita.
Obrigada.
Bom domingo.
Beijos da
Teresinha

Receitas ao Desafio disse...

É mesmo bom este bolo. Experimente Teresinha.
Um beijinho para si e bom domingo!
Maria

Babette disse...

Que bom ver o meu bolo de chiffon tão bonito e enfeitado à tua mesa. A minha receita também é de Moçambique, conforme a Teresinha poderá ver na entrada do meu blog que a apresenta pela 1ª vez:

http://afestadebabette.blogspot.pt/2011/03/conto-vos-minha-receita.html

Babette

Comida de conforto disse...

Olá Maria, eu faço muitas vezes chiffon de chocolate, mas com essa cobertura e recheio, nunca fiz. Está fantástico!
Beijinhos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

O bolo tem um aspeto muito leve e molhadinho e essa cobertura, com pera, deve dar-lhe um toque fresco... é mais uma receita de bolo de chocolate para experimentar!
bjos

A Paixão da Isa disse...

humm chocolate ficou mt bonito e essa fatia uiui adorei bjs bd

Unknown disse...

Que delícia de bolo! Nada como umas frutas para ficar ainda mais gostoso! Estou seguindo seu blog para trocarmos algumas ideias, ok?

Abs,
Felipe
http://www.mundogastronomic.com.br

Marijose disse...

Hola, no conocia tu blog, es estupendo¡¡¡ tienes una srecetas buenisimas , me quedo como seguidora y te invito a visitar el mio, besos

Receitas ao Desafio disse...

É um gosto ler os vossos comentários e saber que muitos nos seguem.
As nossas boas vindas àqueles que chegaram pela primeira vez.
Um beijinho.
Maria

Anónimo disse...

Escolhi um bolo de chocolate da Babette para o post de abertura do meu blogue em 2011. De facto,os bolos da Babette nunca desiludem. Pelo contrário, são monumentos à nossa mesa. Gostei tanto da receita e da reportagem fotográfica ou não fosse a fã nº1 de chocolate.
Beijos e uma boa semana.
Patrícia