quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bolo Flor de Bolacha e Chocolate

Esta receita foi-me dada pela minha tia Zélia; a sua filha Carmela esteve cá de férias e fizemos o dito bolo por sinal bem saboroso, principalmente para quem é amante de chocolate. Apesar da receita vir do Canadá, poderá ser já conhecida de algumas de vocês… não sei!!! Como foi a primeira vez que a fiz, não ficou uma flor muito bem feita, pois andávamos na brincadeira…Naturalmente que a conversão das medidas canadianas (“cup” para “grama”) para as portuguesas e o facto de os produtos utilizados não serem estrangeiros marcaram algumas ligeiras diferenças. Mas estava deveras saboroso. Divirtam-se!!! Ah! Não o cobrimos por fora, uma vez que prefiro ver o efeito das camadas.

Ingredientes

200g açúcar fino

125g cacau (podem reduzir a quantidade)

300g manteiga derretida/mole

1 colher de chá de baunilha

400g bolacha Maria (2 pacotes)

1 colher de sobremesa de café instantâneo para fazer 1 tacinha de café

Preparação

Bater o açúcar com o cacau, a manteiga e a baunilha. Barrar o fundo de um prato com uma fina camada do creme obtido. Dispor uma camada de bolachas por cima, mas demolhá-las rapidamente no café morno (feito à parte). O resultado será um bolo em forma de flor.

PS: o creme deve ficar bem cremoso ao ponto de não desfazer as bolachas quando está a ser barrado com a espátula ou faca (como preferirem). Se o preparado /creme não estiver na devida perfeição, juntem mais manteiga líquida.

PMT























5 comentários:

Dulce Caldeira disse...

Olá,este era o bolo de bolacha que eu tanto gostava em criança, lembro-me de ajudar a minha a mãe a colocar as bolachas em camadas, umas por cima das outras, enquanto ela tratava do resto, era sempre uma bolo feito pelas duas, que saudades...obrigada.
Um beijinho.

Inês Ginja disse...

Já uma vez fiz um bolo de bolacha com chocolate muito parecido com este e adorei!
Um beijinho.

Gisela disse...

Não conhecia o bolo, mas perece-me delicioso, muito guloso
Um beijinho

São Ribeiro disse...

COSTUMO FAZER UM PARECIDO.
ESSE FICOU BEM TENTADOR.
BJS

Receitas ao Desafio disse...

Olá PMT. Adorei a introdução que fizeste ao bolo. As introduções são ótimas para contextualizarmos as receitas. Sou mesmo fã deste bolo porque sou uma addicted to chocolate!
Bj
E continuação de boas férias.
patrícia