segunda-feira, 25 de março de 2013

Arroz de galinha e grelos

"Mãe é mãe", sempre ouvi dizer. E a minha também é especial!
Já que a distância física e a crise não me deixam ir até ela tantas vezes como gostaria, sempre que pode, manda-me um bocadinho de lá. E, já pela segunda vez, atreveu-se a enviar-me pelo correio  uma galinha congelada, criada por ela no quintal.
Como sabe que pode sempre contar com a colaboração do carteiro Emanuel, meu vizinho, que todos os finais de dia de trabalho vai verificar se chegou alguma encomenda para mim, evitando que fique retida até ao dia seguinte, desta vez mandou-me uma galinha, um "punhado" de grelos já escolhidos e uma morcela caseira, feita pela sogra da minha irmã Ana.
O resultado foi este arroz suculento, feito a olho.
 
 
 
Ingredientes
1 cebola
4 dentes de alho
azeite q.b.
1 galinha caseira pequena
colorau q.b.
sal q.b.
3,5 canecas de água a ferver*
1,5 canecas de arroz agulha
1 punhado de grelos cozidos
 
 
 
Preparação
Numa panelinha, pus a morcela a cozer em água.
Levei outra panela ao lume com água, sal e um fio de azeite. Quando levantou fervura juntei os grelos até ficarem cozidos.
Num tacho, fiz um refogado com o azeite, os dentes de alho e a cebola picados. Depois de lourinhos, adicionei a galinha aos pedaços, temperei com colorau e deixei cozinhar durante uns minutos, mexendo de vez em quando. Quando vi que a galinha estava quase cozida, juntei a água a ferver (*metade da água que cozeu a morcela e a outra metade da que cozeu os grelos), o arroz e temperei com sal. Deixei cozer em lume alto, destapado e, quando já restava pouco molho, adicionei os grelos (já cozidos e escorridos), envolvi-os no arroz, baixei a intensidade do lume e deixei acabar de cozer com a panela tapada.
 
Só vos digo que ficou tãaaao bom!
 
Obrigada mãe ;)
 
Maria
 
 

6 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Gostei muito desta sugestão, obrigada.
Kiss

Teresinha disse...

Adorei o aspeto deste pitéu e comê-lo-ia lambendo, no final, os dedos... depois de roer bem roidinhos os ossos desse pé de galinha!
Mas esta malta jovem da net... que mostra pratos sofisticados, com ingredientes saídos sabe-se lá de onde, é capaz de nem abrir este post... depois de ver esses dedinhos suculentos!!!
Parabéns pela ousadia de mostrar esse prato que, acredito, devia estar muuuuito bom. Eu iria repetir a dose, de certeza!
Um beijo da
Teresinha

Receitas ao Desafio disse...


Susy: de nada. Beijinhos.
Teresinha: muito obrigada pelas suas palavras. Ficou mesmo bom ;)
Beijinhos.
Maria

Anónimo disse...

Sei bem o que é receber desses pitéus pelo correio. A minha sogra, tal como a tua mãe, mima-nos com coisinhas lá da aldeia que só nós damos valor.
Os pezinhos de galinha fizeram-me lembrar os guisados de frango da minha avó paterna. Que saudades me fizeste agora ter dela.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Uma só palavra para descreve este(s) feito(s): família(s).
E esta é, de facto, uma família que eu tenho o prazer de conhecer desde sempre. Beijinhos Maria
Sandra Alves

Receitas ao Desafio disse...

Beijinhos, Sandra. Obrigada e boa Páscoa para vocês.
Maria