segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Empadão de alheira

À conversa em mais um jantar com amigos, falou-se inevitavelmente de comida. 
Mais do que pesquisar nos inúmeros sites e blogues disponíveis, gosto de conversar com as pessoas sobre aquele prato, aquele bolo ou aquela tarte que lhes saiu tão bem. Gosto de ouvir a descrição de todo o processo. Gosto de saber quais os ingredientes utilizados e os truques que, por vezes, fazem toda a diferença. 
Da conversa daquele jantar, trouxe este empadão guardado no pensamento.
Não demorei muito tempo a pôr a receita em prática. E o resultado foi aquilo que já esperava.


Ingredientes
1 kg de puré de batata
2 alheiras caseiras ou 3 das de compra
400 gr de grelos congelados (uso da marca Continente)
2 gemas de ovo

Preparação
Faz-se o puré conforme a receita do livro-base da Bimby. A única alteração que faço é utilizar apenas 350 gr de leite.
Cozem-se os grelos em água, sal e um fio de azeite, respeitando o tempo de cozedura referido na embalagem.
Rega-se o fundo de um tabuleiro de forno com um fio de azeite. Retira-se a pele às alheiras e esfarelam-se por cima. Forma-se uma camada com os grelos devidamente escorridos e cobre-se com o puré de batata. Pincela-se com as gemas de ovo e vai ao forno alourar.
Serve-se com uma salada de tomate.

Bom apetite.

Maria

5 comentários:

Su Delícia disse...

que receita maravilhosa!
Brijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

São Ribeiro disse...

Gosto muito de alheira em empadão nunca usei
Mas pelo excelente aspecto tenho a certeza que ia gostar
Bjs

Marisa Valadas disse...

Adoro empadão, esta versão deve ser deliciosa

Katiakatola disse...

Maria,boa noite! A receita parece deliciosa,mas não estou certa se consigo comprar alheira aqui no Rio de Janeiro... Vou tentar,pois o aspecto é maravilhoso! Beijinhos, Katia.

Katiakatola disse...

Maria,voltei para agradecer sua visita ao meu Katola-Karambola,fiquei muito feliz! Adorei os beijinhos de Portugal,terra de meus avos e que tanto amo,embora ainda nao tenha visitado.Estamos tentando nos organizar para fazer essa viagem,que para mim é um grande sonho.
Adoro seu cantinho tambem e js faz um bom tempo que passo por aqui,sempre com receitas deliciosas !
Que voce tenha um lindo final de semana e seja sempre muito bem vinda à minha cozinha,viu?! Beijinhos,Katia.