Desde pequena que sempre gostei de polvo. Embora a minha mãe o cozinhasse sempre da mesma maneira - com arroz - para mim era uma festa. Ainda hoje sou fã de um suculento arroz de polvo. Cá por casa, o meu marido não aprecia lá muito, pelo que comecei a procurar outras formas de o cozinhar. Ainda segui algumas receitas retiradas de revistas, mas nunca fiquei satisfeita... Até que um dia me "ensinaram" a cozer polvo. Adorámos! Acompanhado de batata cozida, um generoso fio de azeite (do lagar) e uma salada verde é um delicioso repasto. Mesmo assim, passado algum tempo, decidi transformar o polvo que tinha acabado de cozer e saiu-me este delicioso polvo à lagareiro.
No passado sábado, decidi pôr a mesa para os meus amigos e presenteá-los com esta bela refeição. Foi um deleite vê-los comer!
Ingredientes:
40 batatinhas novas
sal grosso
4 Kg de polvo congelado (para quem é da Terceira, eu compro sempre na peixaria Silveira)
1 cebola
azeite q.b.
20 dentes de alho
Preparação:
Começo por arranjar o polvo, lavando-o muito bem em água quente corrente e cortando-o em pedaços de dois tentáculos cada. Em seguida, coloco-o numa panela, juntamente com uma cebola descascada, cortada grosseiramente em meias luas, um pouco de sal e um generoso fio de azeite. Tapo e deixo cozinhar lentamente.
Depois de cozido, deixo arrefecer um pouco (se o quiser para o jantar, faço normalmente esta parte da receita de manhã). Entretanto, esmago oito dentes de alho para o fundo de uma assadeira e rego-os com azeite, até cobrir todo o fundo. Disponho por cima os pedaços de polvo, devidamente escorridos da água e da cebola da cozedura, e salpico-os com os restantes dentes de alho esmagados. Rego abundantemente com azeite e vai ao forno alourar.
Quanto às batatas, lavo-as muito bem e coloco-as numa assadeira. Polvilho-as prodigamente com sal grosso (não se preocupem que elas não ficam salgadas) e levo-as ao forno, em lume alto, mais ou menos uma hora. Convém mexê-las a meio da cozedura. No final, retira-se uma a uma para cima de uma tábua de cozinha e dá-se-lhe um murro. Serve-se simples, e no prato cada um colocará azeite ou molho do polvo por cima, conforme o gosto. Acompanhem com uma farta salada de alface, tomate e couve roxa.
Sugiro que coloquem as batatas no forno antes do polvo, uma vez que, por estarem cruas, demoram mais tempo a cozinhar.
Na correria do dia a dia, se vos apetecer um polvo delicioso mas menos elaborado, comam-no apenas cozido, como já referi no início.
Bons cozinhados!
Maria
15 comentários:
Adoro, é um dos meus pratos favoritos. O teu ficou com um aspecto divinal.
Beijinhos
Maria, já tinha ouvido falar nesse maravilhoso polvo! E depois de o ver estou convencida, parece mesmo delicioso.
Beijinhos
Que bom, gosto muito!
Bjs.
E´COMO EU MAIS GOSTO DE O COMER.
FICOU ÓTIMO.
BOA SEMANA
BJS
Maria este polvo esta com muito bom aspecto, eu também gosto imenso de o cozinhar assim.
Beijinho
Adorei as fotos e a descrição da receita! Adoro polvo e esta forma de o cozinhar é um regalo!
beijinhos.
Ficou fantástico! Gosto muito de polvo à lagareiro.
Beijinho
Tens aí uma refeição que me agrada imenso, e que delícia de aspecto!
Hmmm que bom!! :D
Ficou delicioso de certeza. Bjs
Olá Maria. De polvo sou fã desde que me conheço, independentemente da forma que é cozinhado. Esta receita é deveras uma delícia. Tenho no entanto de salientar os marcadores verdes que colocaste na mesa. Que lindos! Um jantar de se tirar os chapéu repleto de gargalhadas borbulhantes!(efeitos do vinho):)
Um beijinho
Patrícia
Adoro polvo à lagareiro! Um dos meus favoritos :)
Um beijinho.
Boa tarde, o Polvo não leva sal?
Moisés: peço desculpa por só agora estar a responder, mas como somos várias cozinheiras neste blog, nem sempre sou eu que modero os comentários.
O único sal que o polvo leva é na cozedura. Utilizo menos do que uma colher de chá.
Espero ter ajudado.
Bons cozinhados.
Maria
Umadelícia!
Já tinha feito este http://www.receitasja.com/polvo-a-fricasse/ agora vou fazer este, sou fan de polvo
Enviar um comentário