segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BOLO FORMIGUEIRO

Olá! Quem me deu a seguinte receita...por sinal muito saborosa... foi a minha querida amiga Patrícia  (também ela cozinheira aqui das receitas ao desafio).  Experimentem que vale a pena!!!


Bolo formigueiro

Ingredientes:
Leite de Coco (um frasco de 200 gramas)
Coco: 100gramas
Farinha: 2 chávenas
Fermento: 1 colher de sopa 
Açúcar: 2 chávenas
Manteiga: 100 gramas
Chocolate granulado: 150grs.
Ovos: 4
1 lata de leite condensado

Batem-se as gemas com o açúcar e a manteiga, junta-se, aos poucos, a farinha com o fermento já misturado, o leite de coco e o coco. Por fim, adicionam-se (com a colher de pau) as claras batidas em castelo e 100 gramas de chocolate granulado.
Vai ao forno até cozer. Assim que o bolo sair do forno, e ainda quente, desenforma-se. Deita-se este preparado por cima: 1 lata de leite condensado que ferveu em banho-maria 20 minutos com uma colher de sopa de manteiga. Quando estiver todo coberto, enfeita-se com as restantes 50 gramas de chocolate granulado.

Bom apetite! ! !                                                     PMT


Artisan Bread

Hoje trago aqui ao receitas ao desafio uma receita de pão que me interessa particularmente. Já à muito tempo que não fazia  e lembrei-me de fazer para apresentar a vocês. Se quiserem ver aqui no meu outro cantinho e outras mais que tenho por lá, logo ficam a ver a maravilha de massa que é. Não dá trabalho a amassar nem a tender pois é uma massa que não quer ser muito mexida e com ela podemos inventar mil e uma receitas.


Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco

1 colher de sobremesa rasa de sal grosso

700ml de água

1kg de farinha de trigo T65

PREPARAÇÃO:

Num recipiente de plástico (uso de plástico de 6 litros), colocar o fermento, o sal e a água. Mexer ou agitar. Juntar a farinha e mexer no centro, com uma colher de pau, até toda a farinha das bordas ficar incorporada.
Deixar levedar cerca de 2h, tapado, à temperatura ambiente depois vai para o frigorífico.



Com as mãos enfarinhadas de farinha de milho retirar uma bola de massa e cortar com uma faca ou tesoura  de cozinha. Fazer uma bola mexendo o menos possivel com a massa e deixar levedar por 40 minutos num tapete de celicone (ou pano de cozinha) polvilhado com farinha de milho e cobrir com um pano. Aquecer o forno e deitar um tacho de barro ou de ferro, ou um pirex com tampa.
Passados os 40 min. colocar a massa dentro do tacho e tapar( eu usei um tacho de barro), levar a cozer por 1 hora (ou mais depende dos fornos o meu como é a gás e é muito grande leva mais tempo), depois destapar para ganhar cor por mais uns minutos.

Retirar o pão e deixar arrefecer...se conseguir!

 Este pão fica delicioso parece mesmo um pão típico caseiro com uma crosta crocante e o interior muito macio.

Essa massa tem a particularidade de poder ser guardada no frigorifico até 15 dias e se poder retirar massa sempre e quando desejar.

Espero que gostem da sugestão...

Beijinhos
                                                                                                                                             Susana

domingo, 30 de janeiro de 2011

Maçãs Assadas na Actifry

Aqui está uma sobremesa barata, saudável e ultra-rápida, especialmente quando nos aparecem amigos em casa que acabamos por convidar para jantar. Podem confeccioná-la no forno tradicional ou no microondas (mas neste último as maçãs tendem a rebentar)

Ingredientes para 6 pessoas:

6 maçãs reinetas
açúcar
canela
mel
vinho do porto

Modo de confecção:

Retiram-se os caroços às maçãs com um descaroçador.
Retira-se da Actifry o dispositivo giratório. Tapa-se o buraco que fica a descoberto com um pouco de papel de alumínio para evitar que se suje o interior.
Colocam-se as maças na Actifry. Enche-se o meio de cada maçã com uma mistura de açúcar e canela. Rega-se esse meio com vinho do porto, a gosto.
Despeja-se em cima de cada maçã um pouco de mel, polvilhando com o açúcar e canela que possa ter sobrado (facultativo).
Vai a assar cerca de dez minutos. Após esse tempo, deve-se fazer rodar as maçãs para que os lados que ficaram junto às paredes da máquina fiquem agora virados para o interior da máquina. Atribui-se mais uns cinco minutos e está pronto.
Estes tempos de cozedura vão também depender do tamanho e maturação das maçãs. Mas esta receita fica deveras deliciosa!
Patrícia

LULAS COM LINGUIÇA

Hoje trago-vos uma receita que é muito fácil e rápida de fazer quer optem por confeccioná-la num tacho tradicional ou na Actifry.

Ingredientes para 6 pessoas

1kg de lulas limpas
1/2 linguiça da ilha Terceira (também podem utilizar linguiça ou chouriço de outras paragens)
1 pimento vermelho pequeno
1 cebola grande
3 ou 4 dentes de alho
Tomate pelado (meia lata grande)
Especiarias (pimenta preta, 1 malagueta pequena partidas aos bocadinhos com ou sem sementes, conforme gostar de mais ou menos picante)

Modo de confeccção

Como compro as lulas congeladas não adiciono água à receita.
Refoga-se, em azeite, o alho, a cebola, cortada aos bocadinhos ( para quem não a gostar de sentir depois de confeccionado o prato) ou à meias luas fininhas, e os pimentos cortados às tirinhas.
Adiciona-se o tomate pelado triturado ou aos pedacinhos. (Eu pessoalmente opto por utilizar aos pedacinhos porque confere um aspecto mais interessante ao prato depois de pronto)
De seguida, colocam-se as lulas limpas inteiras ou às rodelas e a linguiça sem pele aos bocadinhos.
Tempera-se com sal e especiarias a gosto. Por vezes, adiciono um caldo de marisco, mas quando o faço reduzo no sal.
Coze até as lulas estarem no ponto.
Acompanho com arroz branco e legumes cozidos.

Patrícia

Panquecas com queijo-creme

Hoje trago-vos uma receita excelente para um pequeno-almoço de fim-de-semana, para aquelas manhãs em que temos tempo e queremos saborear uma refeição sem pressas. Há algum tempo vi um programa da Nigella Lawson em que ela fazia umas panquecas diferentes, com ricotta. Quis experimentar, mas não tinha ricotta nem requeijão em casa. Assim, fi-las com queijo-creme e ficaram tão boas que continuei a fazê-las sempre deste modo. A particularidade destas panquecas é a sua textura, leve e delicada, que faz com que praticamente se desfaçam na boca.
Ingredientes:
- 250 gr. de queijo ricotta (ou queijo-creme, na minha versão);
- 125 ml. de leite;
- 2 ovos;
- 100 gr. de farinha de trigo;
- 1 colher (de chá) de fermento.

Preparação:
Mistura-se o queijo-creme, o leite e as gemas. Adiciona-se a farinha e o fermento, misturando bem. À parte, batem-se as claras até ficarem espumosas (não se bate demasiado, pois o objectivo não é ficarem em castelo) e misturam-se com o preparado anterior.
Aquece-se uma frigideira anti-aderente, pequena, vai-se deitando a massa (uso uma concha) e virando as panquecas com cuidado, para não se “escangalharem”.
Depois, é só acompanharem com aquilo de que mais gostarem – no programa, a Nigella acompanhava com morangos e Maple Syrup, nós acompanhámos com compota de morango.
Espero que gostem tanto como nós.
Ilídia


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TARTE DE FRANGO, COGUMELOS E ALHO FRANCÊS

A receita que vos trago hoje lembra-me piqueniques, almoços de Sábado e… restos de churrasco. Quando tenho sobras de frango, o destino é quase sempre esta tarte, pois sei que é um prato seguro, que resulta sempre. Desde que tenho Bimby, faço sempre a base em casa, mas antes usava uma base congelada, e também resultava. Desta vez, resolvi inovar e colocar alho em pó e ervas na base, truque que li na “Bimby Momentos de Partilha” de Janeiro (e que, pelos vistos, já não era novidade para a Susana, sempre um passo à frente.)

Tarte de Frango, cogumelos e alho francês
Ingredientes para a massa:
150 gr. de farinha;
65 gr. de manteiga;
35 gr. de água;
1 pitada de sal;
1 pitada de açúcar;
Alho em pó (usei garlic salt, “amaricano”);
Orégãos a gosto.

Ingredientes para o recheio:
3 colheres (de sopa) de azeite, aproximadamente;
1 cebola grande;
2 dentes de alho;
1 alho francês grande;
300 gr. de aproveitamentos de frango;
100 gr. de cogumelos frescos (ou uma lata pequena);
1 caixa de natas (usei Light);
Queijo a gosto para polvilhar;
Spay de culinária ou manteiga, para untar a tarteira.

Fiz a massa, conforme a receita do livro-base da Bimby (fiz só meia dose), e reservei.
Coloquei o azeite num wok, juntei os alhos, picadinhos, a cebola, cortada a meio e depois em meias-luas, e o alho francês, em rodelas. Deixei refogar, em lume brando. Se usarem cogumelos frescos, devem cozinhá-los um pouco antes de adicionarem o frango, se usarem de lata, colocam-nos ao mesmo tempo que o frango. Deixei cozinhar um pouco, adicionei as natas, rectifiquei os temperos e deixei apurar cerca de 2 minutos, tapado.
Entretanto, estendi a massa, forrei uma tarteira, untada com spray de culinária, e levei-a ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 15 minutos, para cozer a massa. Coloquei o recheio, polvilhei com queijo ralado (usei mozzarella), levei ao forno até o queijo estar douradinho.
Acompanhei com salada, mas cá em casa adoramos esta tarte acompanhada com espinafres salteados. Espero que gostem.
Ilídia


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mousse de Chocolate da Minha Mãe

Não pensem que é mais uma receita de mousse, pois esta é a única que vale verdadeiramente a pena! É simplesmente divinal e faz sucesso em qualquer festa.
Ingredientes:
·         250 gramas de açúcar;
·         6 ovos;
·         250 gramas de manteiga;
·         1 tablete de chocolate de culinária.
Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Batem-se as gemas com o açúcar. Adiciona-se a manteiga derretida.
Derrete-se o chocolate, aproveitando um pouco da manteiga e junta-se ao preparado. Depois de bem misturado, juntam-se as claras em castelo.
Segredos: a manteiga deve ser “Milhafre”, o chocolate deverá ser “Nestlé” e o chocolate tem de estar bem derretido. Depois de adicionarem todos os ingredientes, deixem bater uns dez minutos para ficar bem cremosa.
Costumo guardar no congelador e retiro um pouco antes de comer. Fica excelente!
Não consegui chegar a tempo à mousse que tinha feito, por isso fica aqui esta fotografia com o ingrediente principal.
Mariana


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Alcatra à moda da Terceira



Vou iniciar a minha participação nesse projecto com uma receita tradicional dos Açores "Alcatra" que é uma especialidade Terceirence.
O segredo da carne ficar tenrinha e sucolenta é facto de ser cozida num alguidar de barro tambem feito pelos moleiros daqui da terra, pois é um barro aspero, nao vidrado (como se costuma encontrar com muita facilidade no mercado) que só aqui se faz. O facto de ser cozido em lume a lenha, que não foi o caso, mas ficou no forno toda a noite no calorzinho e o facto da carne de vaca ter osso o que é muito dificil encontarar nos talhos no Continente. Esses factos todos fazem a diferença, pois resultam numa carne que se desfia facilmente com o manejar do garfo e da faca e com um paladar inconfundivel que só se consegue apreciar aqui no Açores. Não vem ninguém cá que se vá embora sem provar esse maravilhoso prato.

Passemos à receita...

Ingredientes:

2,500 kg de carne para alcatra (com osso)
250 g de bacon partido aos quadrados
2 Cebolas grandes cortadas em meias luas
1 cabeça de alho inteira livre das cascas exteriores
3 folhas de louro
1 caldo de carne
2 c. de sopa de massa de malagueta
500 ml de vinho branco e água metade de cada
1 pau de canela
Pimenta da Jamaica
Cravinho moído
Sal
Banha para untar o alguidar de barro
Manteiga

Fiz assim:

Começei por untar o alguidar com banha de porco e por fundo coloquei a cabeça de alho descascada menos os dentes de alho e espetei no centro o pau de canela. Coloquei uma camada de cebola às rodelas e 1 folha de louro partida.
De seguida coloquei pedaços de carne e bacon, mais uma camada de cebola e louro e por último uma camada de carne.
Coloquei os temperos e uma nozinhas de manteiga e por fim o vinho misturado com a água.
Tapei com uma folha de alumínio e levei ao forno a assar mais ou menos por 1h30m a 2 h. Eu fiz à noite e deixei no calor do forno até ao outro dia.


 A deitar o líquido por último depois dos temperos.


Aqui já prontinha...


Depois de virar a carne para ficar mais macia.

E aqui no prato pronta a ser degustada acompanhada de arroz branco.

Espero que apreciem.

                                                                                                                                             Susana

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tarte de Maracujá na Bimby


Ingredientes para a base:
250gr. de manteiga
300 gr. de bolacha Maria
Ingredientes para o recheio:
400 gr. de natas
1 lata de leite condensado
3 folhas de gelatina branca
2 maracujás para enfeitar
1 lata média de polpa de maracujá

Base:
Triture a bolacha programando 15 seg., vel.9. Junte a manteiga e programe 20 seg., vel. 6.
Forre a tarteira de fundo falso e leve ao forno durante cerca de 20 minutos a 180º. Retire do forno e deixe arrefecer.

Recheio:
Coloque no copo o leite condensado e as natas, e programe 3 minutos, velocidade 3.
Junte a polpa de maracujá e envolva, programando 1 min., vel. 3.
Por fim, junte as folhas de gelatina previamente derretidas em três colheres de sopa de água quente, envolvendo lentamente.
Deite o preparado na tarteira e leve ao frigorífico.
Enfeite com rodelas de maracujá ou sementes do mesmo.               PMT

domingo, 23 de janeiro de 2011

Quadradinhos da Graça

Como o próprio nome indica, os quadradinhos são da Graça, porque foi esta amiga, de já alguns anos, que me deu a receita. Por serem deliciosos, de fácil execução e sempre elogiados, partilho-os convosco.

Ingredientes para a Massa:
2 pacotes de bolacha maria
Manteiga e leite (a gosto)

Ingredientes para o Recheio:

Nozes ou amendoins ou amêndoas torradas
Tablete de chocolate de culinária
1 lata de leite condensado

Trituram-se as bolachas na picadora, sem reduzir totalmente a pó. De seguida, numa tigela, coloca-se a bolacha triturada. Junta-se manteiga e leite a gosto e amassa-se até todos os ingredientes estarem ligados.
Coloca-se esta massa num tabuleiro previamente untado com manteiga ou margarina. Imediatamente por cima, dispõe-se  o fruto seco seleccionado, grosseiramente partido, e o chocolate picado aos bocadinhos (é mais fácil se se utilizar pepitas de chocolate negro).
Por fim, verte-se por cima destes ingredientes uma lata de leite condensado. Vai ao forno até o leite condensado começar a caramelizar ligeiramente.
Depois de frio, vai ao frigorífico uma ou duas horas antes de cortar aos quadradinhos. Colocam-se os quadradinhos em forminhas de papel.
Dica: Ao utilizar o amendoim, a receita fica mais económica. Se assim for, usar amendoim com sal porque vai "cortar" o doce do leite condensado e acrescentar sabor.
Patrícia

COCKTAIL DE OVOS NO NINHO (enriquecido com camarão)

Meninas, habemus blog!
Para primeiro post, nada me parece mais adequado do que uma entrada. Assim, partilho com vocês um cocktail que, sendo extremamente fácil de fazer, fica bonito e bom. Quando quero uma entrada com um especto cuidado e não tenho muito tempo, faço este cocktail, que impressiona sempre.

Cocktail de ovos no ninho (enriquecido com camarão)

Ingredientes para 4 pessoas:
- alface;
- 2 ovos cozidos;
- 16 camarões, cozidos e descascados;
- molho cocktail (maionese, ketchup, umas gotas de tabasco, umas gotas de sumo de limão e sal q.b.).

Corta-se a alface em juliana e coloca-se na taça onde se vai servir o cocktail. Cortam-se os ovos a meio e cada metade em quatro. Coloca-se quatro pedaços de ovo em cada taça (com a gema voltada para baixo) e, entre cada pedaço de ovo, um camarão. Cobre-se com molho cocktail e leva-se ao frigorífico. Pode-se decorar com cebolinho cortado muito fino (costumo usar uma tesoura).
Se tiverem taças próprias para cocktail, o efeito é mais agradável, pois podem colocar gelo e levar à mesa.

                                                                                                                                                        Ilídia