terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Biscoitos de azeite no forno a lenha


No fim de semana passado estive com a minha mãe a fazer pão caseiro. Tudo à antiga como manda a tradição. Além do pão de trigo também fizemos pão de milho que andava cheia de desconsolos :) E para aproveitar o forno quente ainda assei abóbora (da minha horta), cozi dois alguidares de barro pela primeira vez, assei carne e fiz estes deliciosos biscoitos de azeite. Mas como não podia ser de outra de outra forma as medidas foram um tanto a olho, por isso não sejam muitos exigentes comigo. Mas como ficaram tão saborosos não resisti em deixar aqui a sugestão.




Ingredientes:
 
4 ovos
1 limão raspa
1 mão cheia de açúcar
1 c. de chá de canela
1 mão de azeite
Leite q.b
1 c. de chá de fermento royal
quase 1 kg de farinha
 
1 gema para pincelar

Fiz assim:
 
Numa tigela deitei os ovos, o açúcar, a raspa do limão, a canela e o azeite e bati com uma colher de pau até ficar tudo ligado.
Deitei um um pouco de leite (+/- 1 cup) e envolvi.
Depois fui adicionando a farinha e o fermento até ficar duro. Amassei com as mão e fui adicionando a farinha até ficar com a consistência perfeita para moldar os biscoitos.
Moldei uns "Ss", o nº "40" (para o bolo de aniversário do meu marido) e umas bolinhas achatadas. Deitei-os em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincelei com a gema de ovo batida com um pouco de água. Levei ao forno a lenha a cozer durante uns 15 minutos.
 
Espero que gostem da sugestão.
 
Beijinhos                                             Susana
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Um rissol gigante para toda a família

Costumo juntar-me com a minha irmã para fazermos rissóis. É um bom motivo para um convívio e que ainda por cima dá frutos. Ela traz uns ingredientes. Eu compro outros e acabamos sempre por fazer vários recheios. Gostamos de experimentar novas combinações. Após quase uma tarde na cozinha, com muita boa disposição e trabalho à mistura, acabou-se o último recheio e ainda nos sobrou cerca de 500 g de massa. O que fazer para não desperdiçá-la? Um rissól gigante. Abri a porta do frigorífico e retirei uma embalagem de chourição e um pacote de queijo de S. Jorge ralado. Seria o nosso recheio.


Ingredientes para a massa

500 g de farinha (tipo 65)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
250 ml de água
casca de limão sem a parte branca
umas pedras de sal

Ingredientes para o recheio

1 embalagem de chourição

200 g de queijo de S. Jorge ralado

Modo de preparação da massa na Bimby

1. Pese a farinha e reserve.


2. Coloque no copo a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5 Min/100º/Vel.1

3. Junte a farinha de uma só vez e programe 20 Seg/Vel.4 Retire a massa e deixe arrefecer.

4. Numa superfície estenda a massa com a ajuda de um rolo até ficar em forma de círculo.

Modo de preparação tradicional

1. Colocam-se os líquidos, a casca do limão, a manteiga e o sal numa panela e deixa-se começar a ferver. Quando estiver neste ponto, baixa-se o lume para o mínimo e começa-se a adicionar a farinha peneirada, mexendo-se sempre com uma colher de pau até o tacho ficar seco.

2. Retira-se do tacho, para cima de uma mesa e amassa-se o quanto se puder até a massa ficar bem manobrada.

3. Estende-se a massa com um rolo, devendo esta ficar com forma circular.

Modo de preparação do recheio

1. Cobre-se toda a massa com as rodelas de chourição. 

2. Coloca-se por cima o queijo ralado.

3. Vira-se metade da massa por cima uma da outra, formando uma meia-lua, o nosso rissol gigante.

4. Unem-se os bordos da massa para que não abram durante a cozedura.

5. Pincela-se com uma gema de ovo.

6. Vai a cozer em forno pré-aquecido cerca de 30 minutos.




Se quiserem dar um passeio e comer um creme de inhame e feijão-catarino podem passar aqui.

Se quiserem ver outras sugestões de rissóis, cliquem aqui.


Um excelente fim de semana!

Patrícia

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Empadão de bacalhau

Para o final do dia de hoje fiz uma comidinha de forno para o jantar, super reconfortante para um dia frio e ventoso! Assim que vi a receita no blogue Doçuras e Especiarias guardei-a logo pois, além de apetitosa, é muito simples de confecionar. Fiz-lhe apenas umas pequenas alterações e ficou uma verdadeira delícia ;)
 
 
 
Ingredientes para o puré
1 kg de batatas
375 gr de leite
sal q.b.
40 gr de manteiga
noz moscada q.b.
pimenta branca q.b. (moída na hora)
 
Ingredientes para o recheio
3 postas de bacalhau demolhado
3 cebolas médias
4 dentes de alho picados
3 tomates pelados (de lata)
100 ml de vinho branco
2 c. sobremesa de salsa picada
2 gemas de ovos
azeite q.b.
 
 
 
Preparação
Pus o bacalhau a cozer em água e sal.
Fiz o puré na Bimby, conforme a receita do livro base, reduzindo apenas um pouco a quantidade de leite para ficar mais consistente. (Uma ótima alternativa, para quem não tem este aparelho nem muito tempo, é o puré congelado da marca Continente: é só juntar leite e especiarias a gosto)
Cobri o fundo de um wok com azeite e deixei quebrar a cebola (em meias luas) e o alho. Acrescentei o tomate em cubinhos, temperei com sal e pimenta e deixei refogar ligeiramente. Adicionei o vinho branco e a salsa, deixando cozinhar um bocadinho até o vinho reduzir para metade. Juntei o bacalhau em lascas, envolvi bem com a colher de pau e reservei.
Em seguida, distribuí um fio de azeite pelo fundo de uma assadeira e cobri com metade do puré. Sobrepus o preparado do wok e cobri com o restante puré. Pincelei com as gemas de ovo e levei ao forno até ganhar cor.
Gostámos muito.
 
Bom resto de semana.
Maria


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coscorões já atrasados

Sei que o carnaval já passou e com ele foram também as iguarias desta época. E como tinha de ser também fiz umas dessas iguarias. Como sou doida por filhoses do forno estas tinham que ser feitas cá em casa e fiz a receita que tenho feito todos os anos, a receita da minha mãe. Mas este ano as minhas filhoses (tal como a Ilídia ;) não ficaram muito boas, mas não as deitei fora porque ficaram saborosas. Já as de minha mãe com a mesma receita ficaram lindas, vai-se lá saber porquê!
E como não fiquei com vontade de repetir a proeza peguei no caderninho de receitas da minha mãe escrito com várias caligrafias e cores e fiz a receita dos coscorões que lá havia.
Só vos digo que até a minha mãe gabou os meus coscorões. Isso já diz tudo!





Ingredientes:

2 ovos
1 laranja - sumo e raspa
1 c. de sopa de açúcar
1 c. de chá de sal
50 ml de água ardente
40 gr de manteiga vegetal
400 gr a 500 gr de farinha de trigo

Óleo para fritar
Canela e açúcar (misturados) para polvilhar

Fiz assim:

No copo da bimby misturei todos os ingredientes, expeto a farinha e envolvi 1 min. vel. 4. com a bimby em funcionamento na Vel. 3 fui juntando a farinha até formar uma massa compacta, mas não dura. Programei 3 Min. Vel. Espiga. Transferi a massa para uma tigela e tapei com um pano de cozinha e deixei descansar durante 1 hora.
Cortei pedaços de massa e estiquei na bancada polvilhada com farinha com o rolo de cozinha até ficar bem fina. Cortei retângulos com um corta pizza e fritei em óleo bem quente. assim que começarem a borbulhar e a ficar rosados virar para acabar a fritura. Transferir para um prato com papel absorvente para escorrer o óleo. Depois de escorridos passar para outro prato e polvilhar com canela e açúcar.
Para ter sucesso nesse processo tem que se preparar tudo antes de começar. Porque depois do óleo estar quente não podemos deixar de olhar para ele para não queimar.
Eu estiquei a massa possível para não me preocupar com esse trabalho enquanto fritava os coscorões. Enquanto escorre os coscorões deitam-se mais na frigideira, assim dá tempo para escorrer enquanto fritam os outros.

Espero que gostem da sugestão (atrasada ;)

Beijinhos

Susana

P.S-  No meu blogue está um convite. Apareçam por lá ;)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os famosos waffles da Savya

É extraordinária  a capacidade que uma música, um cheiro ou um sabor têm em transportar-nos até um determinado lugar, até determinadas pessoas e épocas da nossa vida. Estes waffles são um desses exemplos. Levam-me até à minha infância, que "mudou" quando a casa em frente à dos meus pais foi comprada por um casal belga, com três filhos.
A partir daí, estabeleceram-se laços de amizade entre nós. Eu e as minhas irmãs acabámos por crescer em contacto com uma cultura um pouco diferente da nossa. Frequentávamos a casa uns dos outros e trocávamos experiências diversas.
Lembro-me bem de todos os dias, depois das aulas,  ir tem com a Bíndia e fazer-lhe companhia enquanto preparava o jantar. Os cheiros eram inebriantes. As ervas e as especiarias eram novidade para mim, pois a minha mãe não as usava. Saudades...
Mas os waffles que a mãe Savya fazia para vender no café Karam eram DELICIOSOS. Já comi vários depois de ter saído de Penacova, mas nenhuns como aqueles.
Graças ao Facebook, que promove o reencontro de pessoas afastadas pelo tempo e pela distância, encontrei os meus vizinhos e esta receita. Era para os ter feito ontem em casa da minha amiga Ilídia, mas com o andamento do jantar, a tagarelice "falou" mais alto e acabámos por não os fazer. Pedi-lhe a máquina, trouxe-a comigo e fi-los hoje, enquanto o forno tratava do assado.
Experimentem. São deliciosos. Cá em casa, os homens ficaram rendidos!
Obrigada família Mertens.
Nunca vos vou esquecer!
 
Ingredientes
500 gr de farinha
300 gr de açúcar
200 gr de manteiga
5 gr de fermento em pó
200 ml de leite
4 ovos
1 pitada de aroma de baunilha (1,5 c. de chá)
Preparação
Começo por bater as claras em castelo. Depois, misturam-se as gemas  com o açúcar e mexe-se muito bem. Acrescenta-se a manteiga, depois de derretida em banho maria, e mistura-se tudo com a vara de arames até obtermos um creme de consistência homogénea. Dissolve-se o fermento numa parte do leite e acrescenta-se à mistura anterior. Mexe-se. Adiciona-se a farinha aos poucos, mexendo sempre. Em seguida, junta-se o resto do leite e o aroma de baunilha  e mexe-se durante uns minutos. Por fim, acrescentam-se as claras em castelo e envolve-se tudo até conseguirmos uma massa suave.
Depois, com a máquina bem quente, é só cozer os waffles, tendo o cuidado de untar as superfícies do aparelho com manteiga (a cada 4) para dar cor.
Podem comer-se simples, com chocolate derretido ou chantilly...
Esta quantidade de ingredientes deu para 14 waffles.
Fiquem bem.
Maria

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Be my Valentine!

O Dia dos Namorados é apenas uma tradição como tantas outras. Não deveria haver nem dia nem hora marcada para se celebrar o Amor. Mas em honra a São Valentim e aos apaixonados de todas as idades, trago-vos hoje estes corações de morango. Adoçarão ainda mais o vosso dia. Fica aqui a promessa.

Happy Valentine's Day!



Poderão consultar a receita aqui.

Um feliz dia!

Patrícia

domingo, 10 de fevereiro de 2013

"Filhoses" de forno



Em domingo de Carnaval, venho partilhar convosco uma iguaria típica das nossas ilhas: as tradicionais filhoses de forno, recheadas com um aromático creme de limão. Espero que gostem. Bom Carnaval!


Massa escaldada ou massa choux:


  • 1 copo de água
  • 1 copo de farinha
  • 125 gramas de manteiga
  • 4 ovos
Pré-aqueça o forno a 250 graus.
Coloque a água e a manteiga num tacho, leve ao lume e assim que a água começar a ferver junte a farinha e mexa constantemente até formar uma bola que se desprenda do fundo. Retire do lume e adicione os ovos, um a um, mexendo muito bem, entre cada adição, de forma a que fiquem bem incorporados na massa.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque colheradas de massa, deixando um espaço considerável entre cada uma (aproximadamente 3 a 4 dedos, pois a massa cresce muito).


Leve ao forno. Passados 5 minutos, reduza o forno para 200 graus e deixe cozer mais 25 minutos, até estarem douradas.

Nota: A medida do copo é de 235 ml. Esta receita rende 9 a 10 filhoses. Pode dobrar a receita.


Recheio de limão:
  • 350 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)
  • 4 gemas
  • 200 gramas de açúcar
  • Raspas de 1 limão

Coloque num tacho o amido de milho e desfaça-o com um pouquinho do leite. Misture bem, adicione os ovos, o açúcar e as raspas de limão e misture. Junte o restante leite. Leve ao lume, mexendo sempre, até obter uma papa cremosa. Deixe arrefecer.

Faça em cada filhós um pequeno orifício com uma faca. Com uma colher pequena, para não abrir muito o orifício, vá recheando cada uma com o creme de limão. Para ficarem umas filhoses mais bonitas, pode optar por fazer um orifício muito pequeno e rechear com a ajuda duma seringa ou saco de pasteleiro.

Obrigada, Manuela, por mais esta receita maravilhosa :)

Bom Carnaval,
Ilídia

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bôla de chouriço

O que fazer quando não se quer perder muito tempo na cozinha, mas estamos com muita fome e a única coisa que temos em casa é sopa?
Resposta: esta bôla de chouriço, por exemplo.
É mesmo boa a fica linda!



Ingredientes
3 medidas* de farinha de trigo
1 medida* de ovos
1 medida* de leite
1 c. chá bem cheia de fermento
3/4 de medida* de óleo
sal q.b.
pimenta q.b.
orégãos q.b. (para o interior e para a superfície)
1 chouriço



Preparação
Com o auxílio da batedeira, misturam-se todos os ingredientes muito bem, incluindo os orégãos. Adiciona-se o chouriço aos cubos, mexe-se com uma colher de pau e verte-se para um recipiente refratário, devidamente untado com manteiga e enfarinhado. Polvilha-se com orégãos e vai ao forno até cozer (teste do palito).



* - utilizei como medida uma chávena de chá.

Um bom fim de semana a todos e aproveitem bem o Carnaval ;)

Maria

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pão Escuro com Sementes de Sésamo


Este fim de semana fiz algumas experiências no sector do pão. Há imenso tempo que não fazia pão em casa. Fiz um com tâmaras, um rústico com iogurte natural e este escuro com sementes de sésamo. Tudo em pequenas quantidades e todos apreciados com moderação.

Ingredientes

300 g de água
300 g de farinha de trigo
200 g de farinha de centeio
3 colheres de sopa rasas de sementes de sésamo (1 delas para a decoração)
1 colher de chá de sal
5 g de fermento fermipan
leite para pincelar

Preparação na Bimby

Coloquei a água e o fermento no copo e marquei 37 ºC e 1 Min.
Adicionei os restantes ingredientes e marquei 2 Min. Vel. Espiga.
Coloquei a massa numa tupperwear fechada e esperei cerca de uma hora até que levedasse.
Forrei uma forma de latão com papel vegetal untado com óleo em spray.
Verti a massa para a forma.
Pincelei o pão com leite. Poderão utilizar gema de ovo para tornar o topo mais castanho e luzidio.
Decorei o topo com sementes de sésamo.
Levei a cozer em forno pré-aquecido, a 200 ºC,  cerca de 25 minutos.

Nota: O tempo de cozedura pode variar de forno para forno.

Um ótima semana!

Patrícia