Esta receita não é nada mais nada menos do que "Crepes à Bolonhesa", mas, no livro de onde a retirei, o título estava em italiano e achei que assim o devia manter, pois a receita até parece que sabe melhor. Há alguns anos, fazia-a com bastante frequência mas, não sei porquê, andou esquecida. Num dos meus passeios pelos livros de cozinha, reencontrei-a. E soube bem.
Ingredientes para o recheio:
2 colheres (de sopa) de margarina
1 colher (de sopa) de azeite
2 cebolas, picadas finamente
500 g de carne moída
1 pimento verde pequeno, picado finamente
2 latas de tomate pelado (de 400 g)
1 colher (de sopa) de polpa de tomate
1 folha de louro
2 colheres (de chá) de salsa picada
1 colher (de chá) de orégãos
2 colheres (de sopa) de vinho do Porto
Sal e pimenta q.b.
Ingredientes para os crepes:
3 ovos
1 chávena de farinha
uma pitada de sal
1 chávena de água
2 colheres (de chá) de azeite
manteiga derretida
Ingredientes para o molho de tomate:
1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
1 dente de alho esmagado
1 cebola, picada finamente
1/2 kg de tomate pelado
Sal, pimenta e uma pitada de açúcar
Folhas de mangericão frescas
Preparação do recheio:
Aquecer a manteiga e o azeite numa frigideira. Adicionar a cebola e deixar cozinhar lentamente até esta estar transparente. Aumentar o calor e juntar a carne. Juntar o pimento picado, os tomates picados (e o sumo), a polpa de tomate, as ervas, o sal e a pimenta. Deixar cozinhar, em lume brando, durante cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar o vinho do Porto e deixar cozinhar mais 5 minutos. Reservar.
Preparação dos crepes:
Numa tijela, colocar a farinha, com uma pitada de sal. Colocar os ovos noutra tijela e mexê-los, com uma vara de arames. Gradualmente, juntar a farinha aos ovos, batendo até a mistura estar uniforme. Juntar a água e o óleo e mexer bem. Cobrir a tijela com um pano e manter 30 minutos num lugar fresco.
Aquecer uma frigideira anti-aderente, untá-la com manteiga derretida e pôr uma concha de massa. Esperar que o crepe cozinhe de um lado e virá-lo (se tiverem jeito, podem fazê-lo saltar, caso sejam desajeitados como eu, usem uma espátula).
Preparação do molho de tomate:
Num tachinho, derreter a manteiga e juntar o alho, lentamente, para que este liberte o sabor. (Na Bimby, 5 minutos, 100 graus, velocidade 1) Reservar algumas folhas de mangericão para a decoração e picar as restantes (o equivalente a duas colheres de chá). Juntar os tomates, as cebolas e o mangericão ao alho e temperar com sal, pimenta e uma pitada de açúcar. Cozinhar 10-15 minutos. (Na bimby, 15 minutos, 100 graus, velocidade 1) Triturar o molho (na Bimby, alguns segundos, velocidade 7).
Montagem dos crepes:
No centro de cada crepe, colocar uma porção do recheio de carne, no sentido longitudinal. Enrolar o crepe e cobrir com o molho de tomate.
Fonte: Adaptado de Italian Cooking, Judith Ferguson, JG Press
Ilídia