Esta receita de polvo surpreendeu-me pela positiva. Gostei do aspeto, quando a vi no volume 14 do livro Tele Culinária e Doçaria, mas confesso que a fiz um pouco de "pé atrás". Acho que o polvo no forno, exceto o que faço à lagareiro e que podem encontrar aqui, fica sempre com muito molho. Mas desta vez enganei-me! Este fica com um molhinho muito saboroso e na quantidade certa.
É um prato que implica algum tempo para ser feito. Mas vale bem a pena!
Ingredientes
1 polvo grande (+/- 2 Kg)
12 batatas
azeite q.b.
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates maduros (grandes)
1 malagueta
200 gr de bacon
1 pimento vermelho
2 c. chá de molho Q.B.
1 chávena de vinho branco
1/2 chávena de água
sal q.b.
Preparação
Comecei por lavar e arranjar o polvo. Coloquei-o numa panela, partido em quatro pedaços, adicionei meio copo de água, meia colher de chá de sal, um fio de azeite, uma cebola cortada em quartos e levei ao lume a cozer.
Lavei as batatas e cozi-as com a pele, em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorri-as e retirei-lhes a pele.
Numa panela, fiz um refogado com o azeite, o alho picadinho, as cebolas cortadas em meias luas, o louro, o pimento e o bacon cortados às tiras. Deixei cozinhar até a cebola querer alourar, juntei os tomates cortados em meias luas, a malagueta partida em dois e o molho Q.B. e deixei refogar mais um pouco, para tomar gosto. Mais tarde, juntei o vinho e a água e temperei com sal. Deixei apurar um pouco.
Liguei o forno no máximo.
E comecei a montar o pirex: no fundo, dispus o polvo, devidamente escorrido, cortado em pedaços grandes e as batatas em quartos. Aconcheguei tudo muito bem e, por cima, cobri com a cebolada. Levei ao forno até alourar um pouquinho e servi quente.
Comidinha de conforto!
Fiquem bem.
Maria
1 comentário:
Raramente o asso no forno.
Adorei o aspecto desse e vou levar a receita
bjs
Enviar um comentário