sábado, 5 de novembro de 2011

Galinha de maionese

A receita que vos trago hoje, aprendi-a aqui nos Açores. Confesso que me causou alguma impressão! A quantidade de maionese indicada "arrepiou-me" um pouco! No entanto, o meu ceticismo foi derrubado quando a degustei em casa de familiares, pois não fica seca nem gordurosa.
Asseguro que, para além de saborosa, faz-se num instante. E tem ainda a vantagem de continuar apetitosa mesmo quando requentada.
Esta semana fi-la para o jantar e ainda deu para o meu almoço e do marido do dia seguinte.
Experimentem!

Ingredientes para um pirex retangular:
- galinha em pedaços (+ ou - 18)
- 1 cabeça de alho
- sal, q.b.
- maionese, q.b.

Preparação:
Limpam-se as principais gorduras da galinha e lava-se. Deixa-se escorrer e dispõe-se no fundo do pirex. Polvilha-se com sal e esmagam-se os dentes de alho para cima da mesma. Adicionam-se algumas colheres de sopa de maionese e envolve-se a galinha, pedaço a pedaço, com as mãos, nos ingredientes dispostos sobre ela. Leva-se ao forno alto e, quando estiver douradinha, viram-se todos os pedaços até ficarem rosados.
Acompanho com arroz de cenoura da Bimby, que o meu filho adora, batatinhas ao alho, que um dia destes também publico, e salada verde.
Espero que gostem.





Maria

12 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Receita anotadinha pois agradou-me imenso e deve ser realmente uma delicia

obrigada pela partilha, bjs!!

Dulce Caldeira disse...

Olá Maria, apesar de não gostar de maionese, acredito que dê à galinha um bom tempero, nada como experimentar, gostei do aspecto depois de ir ao forno.
Um beijinho.

Gisela disse...

Maria, depois de ver essa galinha bem tostada como eu gosto nunca diria que levava maionaise. Quando vi o titulo imaginei um prato com um molho branco e muita gordura. Que agradável surpresa.
Um beijinho e bom domingo

Anónimo disse...

Tem muito bom aspecto!
Beijinhos

Unknown disse...

Olá! Também me arrepiei com o título, mas parece bem boa! Se substituir a galinha por frango, não deve haver problema, pois não?
Beijinho

Carla Oliveira disse...

Tenho que experimentar, parece bem apetitosa.Beijinhos

Anónimo disse...

Posso atestar que este frango é mesmo uma delícia e a da Maria não é exceção.
Beijocas, rosa

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão diferente e mesmo apetitosa, adorei!

Ilídia disse...

Nunca fiz esta receita. Mas já a comi, feita por ti, e também atesto que é deliciosa. Beijinhos

Unknown disse...

Gostei muito da receita, acho que a maionese de conferir ao frango um saborzinho especial. A última foto está mesmo tentadora...

Beijinhos

Babette disse...

Não conhecia essa receita. A galinha deve ficar bem saborosa...
Babette

Receitas ao Desafio disse...

Olá Maria.
Apesar de raramente consumir maionese, adoro o paladar desta (confesso que tenho uma marca favorita mas não vou mencioná-la aqui). Às vezes também opto por fazê-la na Bimby, porque assim controlo os ingredientes.Desconhecia a receita. À primeira vista pensamos que teremos de utilizar muita quantidade de maionese, o que impressiona. No entanto, como não especificas a quantidade temos a liberdade de utilizar a maionese a gosto. A galinha depois de assada ficou com um aspeto muito apetitoso.Gostei ainda desta receita pelo facto de ser de confeção rápida, logo, ideal para dias mais preenchidos.
Beijinhos
Patrícia