sábado, 5 de março de 2011

Muffins com pepitas de chocolate e um desastre culinário num sábado gordo

Queria armar-me em dona de casa à moda antiga e fazer “filhoses” para o Carnaval. Arregacei as mangas, reuni recipientes e ingredientes, misturei, untei formas, coloquei a massa nas formas, levei ao forno, retirei do forno (que estava bem quente, como é suposto) e… pus tudo no lixo. Fiz tudo com tanto cuidado… não percebo o que se passou… simplesmente não cresceram.
Fiquei “desconsolada”. Apetecia-me algo e fui para a internet procurar receitas de muffins (que tem tudo a ver com filhós e doces tradicionais portugueses, não acham?). Encontrei esta neste blogue (bem interessante, que já deu origem a um livro) e ficaram saborosos (apesar de não terem crescido muito – não sei o que se passa comigo hoje, que nada sai perfeito!).

Ingredientes para 12 muffins:
300g de farinha
            150g de açúcar
            2 colheres de chá de fermento em pó
            1 ovo
            250 ml de leite
            100g de manteiga
            175g de pepitas de chocolate negro (tinha um saco já aberto, por isso usei menos)
            umas gotinhas de baunilha (não estava na receita original, mas decidi acrescentar e gostámos do suave sabor a baunilha)

            Preparação:
            Misturar a farinha com o fermento e o açúcar. Noutra taça, misturar o leite, o ovo, a baunilha e a manteiga derretida. Juntar as duas misturas e as pepitas de chocolate, sem bater muito, para que estas não se desfaçam. Colocar dentro de formas de queijadas papel de muffins e encher até 3/4 com a mistura. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até estarem cozidos. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco (comemos os nossos ainda mornos, ao lanche. Vejam bem quem se agarrou logo a um!)
Bom Carnaval!
Beijinhos, Ilídia



1 comentário:

Receitas ao Desafio disse...

Respira fundo... inspira... expira... fecha os olhos e relaxa. O que interessa agora é que os muffins estão muito bonitos e, com certeza, divinais.Aqueles dedinhos rechonchodinhos e marotos dizem tudo: "Vou papar este muffin".ihihih Beijocas. PMT