sexta-feira, 11 de março de 2011

Lasanha de Tomate


Começo por pedir à Maria que não nos leve a mal de colocarmos uma receita também de lasanha, mas esta é de tomate, não leva bechamel. E como este site se intitula de “Receitas ao Desafio”…então aqui vai. ihihihih


Esta receita de lasanha distingue-se da maioria pelo facto de não utilizarmos carne de novilho (apenas de porco), de não utilizarmos molho Bechamel (apenas molho de tomate já condimentado), de não utilizarmos queijo Mozzarella (apenas queijo flamengo), de utilizarmos folhas frescas de lasanha e de acrescentarmos aipo no refogado que lhe confere um sabor inconfundível. Vale a pena experimentar!

Ingredientes:
1 kg de carne moída de porco
1 talo de aipo
600 gr de queijo ralado flamengo (3 carteiras)
150 gr Bacon
1 cenoura
1 lata de cogumelos
4 frasquinhos de tomate já condimentado
1 cebola grande
1 caldo de carne
2 dentes de alho
Vinho q.b.
Sal q.b.
Orégãos
Manteiga líquida
Folhas de lasanha frescas (só conheço da marca Continente)

Modo de preparação:
Picar a cebola, a cenoura, os dentes de alho, o talo do aipo e o bacon; juntar os cogumelos. Regar com azeite e refogar lentamente. Quando os ingredientes ganharem uma cor dourada, acrescentar a carne e envolver tudo muito bem. Depois de esta ganhar uma cor acinzentada, acrescentar um dos frasquinhos de tomate já condimentado (há à venda muita variedade; utilizei uns da marca Continente “Molho para massa Piamontesa” – 260gr), o vinho, 150ml de caldo de carne, e temperar com sal e orégãos. Deixar cozer tudo durante 15 minutos.
Numa travessa de barro (ou pirex) untada de manteiga, dispor os ingredientes pela seguinte ordem: folhas de lasanha, carne, 1 frasquinho de tomate já condimentado, queijo ralado. Repetir este último passo, por mais duas vezes.
Por fim, polvilha-se com orégãos e vai ao forno por cerca de 45 minutos a 190º.

PMT

4 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

A avaliar pelos ingredientes, parece ser muito boa. Agora também ando com este hábito espanhol de colocar aipo nos refogados.

Susana Matias disse...

Bem, adorei esta tua Lasanha, está uma maravilha...
Os meus parabéns...

jinhos

Receitas ao Desafio disse...

Claro que não levo a mal, aliás este blog serve para isso mesmo, é para nos "desafiarmos" umas às outras! Daqui a dias vou experimentá-la. Bj. Maria

Manuela © disse...

Que bom ver mais terceirenses por aqui :)
Vou colocar o vosso blog na minha lista de blogueiras açorianas.

Bons cozinhados :)