Para nós, cozinhar é uma forma de evasão, de nos libertarmos das obrigações do dia-a-dia. Assim, para partilharmos as nossas experiências na cozinha, decidimos, qual cantadeiras, ir “botando” cada uma a sua receita, de modo a compilarmos um repertório que, acima de tudo, nos seja útil nos momentos em que a inspiração falta.
domingo, 17 de abril de 2011
Roscas ou Rosquilhas da minha Avó
Estas rosquilhas ou roscas eram tradição cá em casa quando se acendia o forno de lenha para, por altura da Páscoa, se confeccionarem os tradicionais folares.
Muitas vezes eram feitas com sobras da massa de folar. Outras vezes eram feitas no forno a gás, mais frequentemente durante o ano. Sempre houve cá em casa o hábito de trincar um biscoitinho ao serão, numa altura em que ninguém ligava a dietas e quando éramos muito felizes sem sabermos que o éramos....
E a caixa de plástico - para nós enorme - onde eram arrumadas abria-se e era ver quem chegava primeiro à mais ou menos tostada ou ao formato desejado quer fosse rosca, rosquilha, trança ou nozinho....
Deixo-vos então a minha receita que é extremamente simples, e com a ajuda da Bimby ainda fica mais, porque consiste em misturar todos os ingredientes, deixar a massa repousar meia hora e depois moldar segundo a imaginação.
É uma receita que pode e deve ser feita com o contributo das crianças. Elas adoram e é um momento relaxante e cooperante em família. Depois é vê-las a espreitar a porta do forno, ansiosas....
Patrícia
Ingredientes
250 g de acúcar
200 g de manteiga
800 g de farinha
2 ovos
10 g de fermento Royal
sal
raspa de laranja ou limão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Também lá em casa havia essa tradição e às roscas há anos que não as como... mas vou levar a receita que me traz muito boas memórias e mesmo sem bimby vou fazer.
Que bonitas que ficaram as tuas rosquinhas! E gostei muito do pano bordado. Bjs
LINDAS , FAZEM-ME LEMBRAR OS QUE AJUDAVA A MINHA MÃE A FAZER, E ERAM TÃO SABOROSOS, TAL COMO ESSES DEVEM SER.
BJS
É bem verdade, antigamente quando eramos mais pequenas eramos felizes sem sabermos, e agora estamos sempre a batalhar para o ser, será que somos e não sabemos!? O tempo dirá.
Quanto às rosquinhas gostei bastante da sugestão apesar de nao ter havido esse hábito na família, agora é que tenho esse hábito lá de vez enquanto sai uma fornada de bolachas!:):):)
Beijinhos e continuação de bom descanso.
Ai que boas que elas estão. Fiquei boquiaberta quando as vi, ihihihih...e com vontade de as comer. Vou fazê-las. PMT
Obrigada pelos vossos comentários à receita de rosquilhas da avó. É sem dúvida interessante constatar que muitas e muitos de nós temos recordações bem parecidas.Bjs Patrícia
Enviar um comentário