Para nós, cozinhar é uma forma de evasão, de nos libertarmos das obrigações do dia-a-dia. Assim, para partilharmos as nossas experiências na cozinha, decidimos, qual cantadeiras, ir “botando” cada uma a sua receita, de modo a compilarmos um repertório que, acima de tudo, nos seja útil nos momentos em que a inspiração falta.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Sopa de Salsa da Bisavó
Hoje resolvi partilhar convosco esta sopa. Sim, de salsa. Acham estranho?! De facto, a salsa não é frequentemente utilizada em sopas como o ingrediente principal, mas porque não? Será tida como parente pobre das sopas?
Esta receita é feita cá em casa desde o tempo da minha bisavó, uma mulher notável, enérgica e astuta a quem foi permitido ver o sol até aos 95 anos, proveniente de gente rija do campo e conhecedora de todas as ervas medicinais sobre as quais sabia histórias e com as quais orquestrava xaropes, pomadas, sabões, desinfetantes - e agora lembrei-me da água de malvas que preparava todos os dias para lavar as vistas, talvez poção anti-rugas da época. Já nessa altura ela falava dos benefícios da baba do caracol e agora é assistirmos a anúncios publicitários uns atrás dos outros apregoando os benefícios da referida baba.
Confesso que me estou a perder no discurso e que a minha intenção era falar da sopa de salsa cá de casa. Que me desculpem os adeptos do "straight to the point".
Esta sopa reflete na perfeição o sabor característico da salsa. Se fosse de coentros, e também porque não?, realçaria de certeza o paladar do coentro.
Há quem a aprecie triturada. Porém, cá em casa gostamos de sentir as folhinhas de salsa cozidas, previamente cortadas aos bocadinhos, com uma tesoura, antes de serem introduzidas no creme.
Base
6 batatas (costumo colocar 4 batatas e 1 courgette)
1 cenoura grande
1 cebola
1 dente de alho
água
sal
Cozem-se os ingredientes acima descritos e trituram-se com a varinha mágica.
Adiciona-se um ramo generoso de salsa, sem os caules mais grossinhos, cortado aos pedacinhos com a tesoura de cozinha.
Deixa-se cozer a salsa. Rega-se com azeite a gosto.
Está pronta a servir e a reconfortar a alma, nestes dias que já vão sendo mais frescos.
Espero que tenham gostado da sugestão.
Se, por acaso, reproduzirem esta sopa digam-me se gostaram.
Poderão também espreitar outra receita açoriana de sopa de salsa aqui:.http://maisacrequedoce.blogspot.com/2011/06/sopa-de-salsa-e-uma-memoria-de-jantares.html
Patrícia
Sopinha da avó, mas que bela sopa fizeste adoro estas tradições amiga....bjokitass
ResponderEliminarRealmente sim, acho estranho quando leio "salsa" na sopa mas vou experimentar esta receita pois tenho imensa curiosidade e como adoro o cheirinho da salsa, acho que vai ficar bem boa.
ResponderEliminarSabes que eu gosto muito de salsa, cá em casa não pode faltar, agora já me vou corrigindo mas antes estava sempre a pôr salsa em tudo. A sopa ficou deliciosa e ainda por cima da avózinha. Beijocas
ResponderEliminarÉ muito boa esta sopinha! :) Uma vez deram-me resmas de salsa e como não tinha mãos a medir (mesmo congelando alguma...) fiz uma sopa e surpreendeu-me, era muito boa. Também cozi e passei um pouco de salsa na base da sopa.
ResponderEliminarBjs
Que bom aspecto tem a tua sopinha...a partir de agora sabe bem algo quente e reconfortante.
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro sopa e mais ainda sopinha da avó! Cá em casa todas as refeições são acompanhadas de sopa e gosto de variar. Nunca tinha visto sopa de salsa Patricia, mas acho bem interessante! E com coentros também!
ResponderEliminarUm beijinho.
É curioso que, tanto para ti como para mim, a sopa de salsa esteja associada a memórias. A tua biasvó parecia uma mulher fascinante. Gosto muito de sopa de salsa e gosto mais ainda de a associar a tempos felizes e a pessoas especiais. No meu post sobre sopa de salsa não referi ( pelo menos de forma direta), mas a sopa de salsa da D. Isabel faz-me sempre lembrar o pai da Helena, que já morreu, e com quem eu tinha uma relação de grande cumplicidade e de quem ainda hoje sinto muitas saudades. É assim mesmo, certas comidas estarão sempre associadas a certas pessoas. Beijinhos
ResponderEliminarPatrícia, é tão bom preservar-mos essas memórias, principalmente se forem de pessoas que amámos. E se forem com sabor ainda melhores.
ResponderEliminarGostei muito do aspeto da tua sopinha e podes ter a certeza se a fizer digo-te.
Beijinhos e bom fim de semana.
Nós por cá gostamos muito de sopinha de salsa, é uma sopinha muito reconfortante :)
ResponderEliminarPatricia, a sopa da tua bisavó é mesmo muito boa: http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/10/sopa-de-salsa.html
ResponderEliminarBeijinhos
Patricia, a sopa da tua bisavó é mesmo MUITO boa:
ResponderEliminarhttp://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/10/sopa-de-salsa.html
Beijinhos
Sopinha da avó, tal como todos os cozinhados da avó, são sempre muito bons. Acabei de ver esta sopa feita pela Mané.
ResponderEliminarUm beijinho e bom domingo
Gostei da sopa, tem um sabor fresco, é óptima.
ResponderEliminarA minha Mãe tb fazia e hj, pq tinha muita salsa em casa lembrei me de fazer. Ficou óptima.
ResponderEliminarLá e casa juntava - se ovo cozido picado que combina lindamente om o sabor da salsa.