segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Amoras e o Fim (do Verão)


É com muita nostalgia que o Verão chega ao fim.
Apresentam-se  nuvens ventosas, que riscam os céus, as primeiras folhas que esvoaçam, escorraçadas das árvores e chuvas repentinas e copiosas.
Foi-se embora o meu Verão. E quis despedir-me dele com protocolo.
Saboreei estas amoras frescas como sobremesa e fechei os olhos. Acabou-se.
Mas uma força interior impera e exige que prolongue este deleite de fim de Verão.
Assim, e ao longo do ano,  em cada frasquinho de doce que abrir estarei a permitir que o Verão saia, qual Aladino da sua lâmpada mágica.


Receita de doce de Amora

1 kg de amoras silvestres
1 kg de açúcar

Vai ao lume até o doce morno escorrer lentamente na colher.


Patrícia

15 comentários:

  1. Patrícia, ainda bem que colocaste o parênteses no título. Estava demasiado apocalíptico :) Como sabes, discordamos em relação à forma como encaramos o outono. Gosto muito da estação das folhas "escorraçadas das árvores". O teu doce está muito bonito, mas deve ter ficado demasiado doce para o meu gosto. O que fiz com a Helena, durante as minhas férias em São Miguel, levava apenas 300 g de açúcar para um kg de amoras. E achei suficiente. Neste momento, estou a fazer doce de figo (1 kg de açúcar para 2 kg de figos). Um beijinho

    P.S. As fotografias ficaram lindas. E gostei muito do pratinho em que serviste o doce.

    ResponderEliminar
  2. Belo frasquinho e bela doce certamente.
    Espero que o Verão dure mais para o ano!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse doce de amoras esta com um ótimo aspecto... A cor ficou linda, já barrava uma torradinha com um pouquinho dessa delicia. Pois e' o verão ja esta no fim, mas Graças a Deus aqui ainda esta bastante calor : ) Aproveitar em quanto podemos ; ) Obrigada pela partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O teu doçe esta lindo !!! Adorei as fotos !!! Jinhos e abraço....Diana

    ResponderEliminar
  5. Parece que estou a imaginar este doce numa tostinha :) Muito bom!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gostei das palavras, e é mesmo assim, fazemos compotas nesta altura para depois durante o inverno termos uma pitadinha de "sol". Já ando nostálgica com o fim (do verão). Adoro doce de amoras, está lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Uma forma possível (e literal, de um certo modo) de conservar o Verão. Que também sabe a amoras. Mas os fins ensinam-nos sempre os começos. Encerram sempre essa possibilidade. Mesmo que haja vento e nuvens e chuva.
    Um bom começo para si. E obrigada pelas imagens de uma forma possível de guardarmos o Verão.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. FICOU CHIQUE DEMAIS, A COR ESTÁ LINDA!
    BJS........

    ResponderEliminar
  9. Que belo doce!
    Gostei muito da apresentação do doce nas tuas fotos! Parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Olá Patricía, ontem já tinha vindo espreitar o teu docinho, mas ando tão preguiçosa que nem deixei um alô... Já me arrependi. Depois de tantos comentários simpáticos que recebo, custa-me não deixar um miminho também a tantos blogues que visito diariamente. Espero estar perdoada. bjs carla sousa. Ah é verdade, agora vou buscar umas tostinhas para provar o teu doce.

    ResponderEliminar
  11. Patrícia, agora vim aqui espreitar os comentários e não vejo o que te mandei ontem! Não sei o que se passou com o meu pc porque deu erro no fim de publicar a mensagem. Por isso foi formatado para não me fazer passar mais vergonhas.
    Hoje já comentámos pessoalmente sobre os "nossos" doces de amoras, por isso não me vou repetir. Apenas frizar que a cor está linda, que é um doce excecional e que adoro.

    Beijinhos

    Susana

    ResponderEliminar
  12. Olá, Patrícia!O teu doce está lindo!E não fiques triste, o Outono também é uma estação linda e poética(eu acho!). Lindas fotos! Sei que é difícil tirar fotos de amoras assim juntinhas e colhe-las também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Este ano atrasei-me a ir às amoras e já não consegui fazer doce. Que bom aspecto tem o teu, apesar de tal como a Ilidia, achar açucar a mais, mas isso é só um pormenor.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada a todas pelos vossos comentários tão doces!
    Um abraço

    Patrícia

    ResponderEliminar