segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cheesecake açoriano


Há anos que faço este cheesecake. Desde os tempos da universidade. A receita foi-me dada por uma antiga colega de casa. E, por mais que experimente outras variantes, volto sempre a esta. Com o tempo, e as preocupações calóricas, fui reduzindo a quantidade de açúcar. Na receita original, a compota é de lata, comprada. Desta vez, fi-la em casa, com fruta fresca.
Ao contrário da maioria das receitas de cheesecake, esta não leva queijo-creme nem mascarpone. Leva queijo fresco, resultando numa versão mais leve do que as habituais.  Usei queijo "Cabrinha", fabricado cá na ilha. As natas também são produzidas cá, da Pronicol, uma das nossas empresas de laticínios. E o açúcar também, claro. Afinal, temos que ser nós, açorianos, os primeiros a reconhecer o valor dos nossos produtos. E temos produtos bem bons! Os restantes ingredientes vieram de fora. Mas são portugueses. Afinal, temos que dar o nosso contributo para sairmos desta crise. E parece-me que consumirmos o que é nosso é uma belíssima maneira de começar.

Ao bater as natas, estas passaram a manteiga. Em vez de a pôr no lixo, fiz manteiga aromatizada, cuja receita podem ver no Acre e Doce.


Cheesecake com molho de frutos vermelhos
Ingredientes:
1 pacote grande de bolacha Maria (200 g)
1 chávena de manteiga derretida (240 ml) - reduzi um pouco a quantidade
30 g de açúcar (base)
2 queijos frescos
8 folhas de gelatina
1 chávena de água
250 g de natas para bater
1 chávena (240 ml) de açúcar
compota de fruta gosto ou outro doce a gosto

Preparação:
Triturei a bolacha (na Bimby, bastam alguns segundos na velocidade 9) e misturei os 30 g de açúcar e a manteiga, derretida. Forrei uma forma com base amovível e reservei.
Demolhei a gelatina e depois derreti-a em água a ferver (240 ml). Reservei.
Bati os queijos com o acúcar. Reservei.
Bati as natas - cuidado para não passarem a manteiga :).
Misturei a gelatina, a mistura de queijo e açúcar e as natas. Coloquei na forma, sobre a base de bolacha e levei ao frigorífico até solidificar.
Na hora se servir, desenformei e cobri com o molho de frutos vermelhos.


Molho de frutos vermelhos

220 g de morangos + 100 g de morangos, framboesas e cerejas
80 g de açúcar (fica pouco doce, por isso podem acrescentar açúcar)

Preparação na Bimby:
Coloca-se os 220 g de morangos e o açúcar no copo da Bimby e tritura-se grosseiramente (2 a 3 segundos na velocidade 5). Acrescenta-se os 100 g de frutos vermelhos e programa-se 15 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa. Coloca-se por cima do cheesecake.

Preparação segundo o método tradicional:
Tritura-se os 220 g de morangos com o açúcar (num robot ou liquidificador). Coloca-se a mistura num tacho e acrescenta-se os 100 g de frutos vermelhos. Leva-se ao lume, até engrossar. Coloca-se por cima do cheesecake.

Ilídia

17 comentários:

  1. Hummmm, fiquei com água na boca, eu gosto muito cheesecake e com queijo fresco agrada-me bastante, esta tua sugestão...ficou lindo!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Acabei agora de vir do blog da Ilídia... Esse cheesecake ficou mesmo lindo e muito tentador : )
    Gostei da receita : )

    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  3. sabores com contraste18 de julho de 2011 às 12:21

    Fiquei sem palavras a ver esta imagem de cheesecake... está perfeito!
    beijinhos

    Martina

    ResponderEliminar
  4. Lindissimo esse cheesecake e uma óptima maneira de promover os bons produtos açoreanos. Sabes que o próprio turismo deveria insvestir nessa promoção: da 1ª vez que estive nos Açores, nenhum dos produtos que o hotel punha à nossa disposição para o pequeno-almoço era dos Açores. Desta segunda vez havia a manteiga, mas chá Gorreana nem vê-lo. Uma pena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que fantástico este cheesecake. Hum que delícia. Gostei muito de ser feito com fruta fresca em vez de compota (que estão impregnadas de acúcares), gostei do queijo fresco, gostei de ver o aspecto final! Nota 20 para esta sobremesa. Vou experimentar com certeza.
    Beijinhos
    Atitude Zen

    ResponderEliminar
  6. Os produtos açorianos são mesmo de muito boa qualidade.
    O teu cheesecake está uma maravilha, e de certeza que bem saboroso!

    ResponderEliminar
  7. lindo lindo amiga adoro...mesmo ao meu geito...bjokinhass

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão fantástica...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  9. ADORO CHEESECAKE E ADOREI ESTE FICOU PERFEITO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Quase todos os produtos açorianos!? Bem podia ser todos os produtos... tambem temos bolacha maria torrada dos Açores. Para a próxima faz com todos os ingredientes de origem... só assim serás perdoada! :)
    Adorei o cheesecake e o prato é lindo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tem um aspecto lindo. Faz-me lembrar uma sobremesa que a minha mãe faz, que leva essa mesma compota de frutos vermelhos em lata: pudim ladyfingers.
    Eu hoje fiz uma "dança feliz" no Continente pois, finalmente, vi leite açoriano sem lactose à venda. Mais uma coisa que compro nossa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, o teu cheesecake está lindo e com certeza delicioso, ainda mais com os nossos óptimos produtos. Também fiz um destes no fim de semana, mas usei um queijo fromage que me ofereceram, e quando estava a fazer pensei, com requeijão ou queijo fresco também deve ficar óptimo... e a resposta não tardou!O teu cheesecake açoriano!
    Adorei esta versão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelos vossos comentários. Se experimentarem a receita, digam se gostaram. Fica, realmente, muito fresquinho e leve. Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Uma excelente receita. Também prefiro usar o queijo fresco.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito deste teu cheesecake!
    Vou experimentar;)

    ResponderEliminar