segunda-feira, 31 de março de 2014

Pãezinhos com salsicha e queijo... o antes

Aconteceu-me nesta receita algo que muito raramente me sucede: fotografar o antes e esquecer-me de fotografar o depois. Fiz estes pãezinhos para levar para casa de um casal amigo e com a pressa, de os retirar do forno e de os acondicionar num tabuleiro para os transportar, nunca mais pensei que faltava a foto do produto final. Por isso, só vos resta acreditar na minha palavra quando digo que ficaram muito saborosos. A massa ficou crocante e os pãezinhos saíram do forno com um tom dourado muito bonito.


Ingredientes para 25 pãezinhos

400 g de farinha T55
200 ml de água morna
1 colher de chá rasa de sal
5 g de fermento de granulado
50 ml de óleo vegetal
salsichas
mistura de três queijos (flamengo; cheddar e emental)
farinha para polvilhar a bancada e os pãezinhos

Preparação

1. Dissolver a farinha e o sal em água morna.
2. Num alguidar, colocar a farinha e ir adicionando os restantes líquidos, misturando com as mãos até se formar uma bola que desprenda do alguidar. 
3. Tapar o alguidar com película aderente,envolvê-lo numa manta e deixar que dobre de tamanho (cerca de uma a duas horas)
4. Polvilhar a bancada com farinha, retirar pedacinhos de massa e fazer bolinhas que se espalmarão com as mãos e se rechearão com queijo ralado e pedaços de salsicha e se fecharão em forma de rolinho.
5. Colocar os pãezinhos em cima de uma toalha, tapados na totalidade com a restante toalha. Deixar que repousem mais 30 minutos.


6. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e dispor os pãezinhos, já polvilhados com farinha, com a distância mínima de 5 cm uns dos outros. Levar ao forno pré-aquecido durante 30 minutos a 180 ºC ou até estarem cozidos e dourados.

Nota: Ao enrolar os pãezinhos, depois de recheados, certifique-se que a dobra do fecho da massa fica bem fechada para evitar que se abram durante a cozedura.


Estes pãezinhos são um excelente snack para as lancheiras dos vossos filhos, não acham?

Uma boa semana!

Patrícia

4 comentários:

Sonhos da su disse...

Humm que apetitosos que estao... devem de ser muito bons. Beijinhos boa semana

Luisa Alexandra disse...

São mesmo uma excelente sugestão!
Mesmo assim em crú estão tão apetitosos!

São Ribeiro disse...

Gosto tanto e são tão simples de fazer
Perfeitos para o lanche
bjs

Masterchef cá de casa disse...

Faço muita vez ao domingo à noite...