Este ano mudei de escola, por vontade própria. "Deixei para trás" aquela que foi a minha casa diária durante nove anos e, com ela, pessoas que me dizem muito. Porém, o afastamento não é desculpa para apagarmos pessoas da nossa vida, sobretudo aquelas a quem queremos bem. Essas mantêm-se sempre cá.
Ontem foi dia de rever uma amiga. Fomos jantar lá a casa. Os nossos filhos brincaram serenamente, os nossos homens conversaram e nós matámos saudades. Pusemos a conversa em dia...
De lá, trouxe a vontade de nos vermos mais amiúde e uma receita de bolo de maçã, que batizei de areado, devido à textura da massa.
Gostámos tanto, que o preparei hoje de manhã para o nosso almoço domingueiro.
Ingredientes
500 gr de farinha
200 gr de açúcar
240 gr de margarina (à temperatura ambiente)
2 ovos
2 c. chá de fermento
4 ou 5 maçãs*
açúcar e canela q.b. para polvilhar
Preparação
Amassa-se tudo muito bem, até não colar nas mãos (utilizei a Bimby, vel. espiga).
Depois de untar um tabuleiro 30x30cm com manteiga e polvilhá-lo com farinha, dispõe-se a massa no seu interior e forra-se o fundo do mesmo, assim como as laterais, com as mãos. Em seguida, cobre-se toda a base com gomos de maçã fatiados em meias luas. Polvilha-se com açúcar e canela (previamente misturados numa taça), dobram-se as laterais da massa para o interior e vai ao forno até ficar cozido (teste do palito).
A cozinha ficou com um aroma a Outono super agradável!
Apesar de não termos experimentado, deve ficar bem se servido ainda morno, com uma bola de gelado de baunilha ;)
Uma boa semana para todos.
Maria